PL dispara no Paraná e no Brasil, diz Giacobo
O presidente do PL do Paraná, o deputado Fernando Giacobo, disse que os resultados das urnas no primeiro turno nas eleições municipais comprovam a força política do partido nas prefeituras e câmara de vereadores por todo o país. “O PL disparou no Paraná e no Brasil. Elegemos prefeitos nas grandes cidades como Foz do Iguaçu (General Silva e Luna), Cascavel (Renato Silva), Guarapuava (Baitala), Araucária (Dr. Gustavo) e Pato Branco (Géri Dutra) e estamos no segundo turno (com candidatos a vice-prefeito) em Curitiba (Paulo Martins) e Londrina (Junior Santos Rosa)”, disse Giacobo.
Nas contas do PL, de 33 prefeitos em 2020 o partido elegeu 52 prefeitos em 6 de outubro, aumento de 57,57%. Em 2020, foram eleitos 29 vice-prefeitos e em outubro, o partido elegeu 61 vice-prefeitos (mais de 113,79% de aumento). Nas 399 câmaras municipais, foram 256 vereadores eleitos e agora, nesta eleição, 488 (aumento de 82,81%).
“Isso nos dá certeza absoluta que o PL será um dos principais protagonistas nas eleições de 2026. Vamos ampliar as bancadas dos deputados estaduais e federais e teremos candidatos ao Senado e Governo do Estado”, pontuou Giacobo. A bancada do PL tem cinco deputados e três deputados federais.
Apoio
Giacobo disse ainda que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai apoiar, no segundo turno, as eleições de Eduardo Pimentel (PSD) em Curitiba e Tiago Amaral (PSD) em Londrina. “O PL é vice nas duas chapas (Paulo Martins e Junior Santos Rosa) e o presidente Bolsonaro estará com a gente neste segundo turno”, disse.
O deputado adiantou que o PL estadual vai dar todo suporte necessário aos prefeitos e vereadores eleitos. “O partido já tem uma estrutura de projetos e estudos que vão orientar os mandatos dos prefeitos e vereadores, além é claro de administrar as cidades e participar ativamente dos governos em que elegemos os vice-prefeitos e das coligações que apoiamos”.
Força política
No campo nacional, Giacobo destaca que a sigla dobrou o número de votos para vereador na eleição de 2024 na comparação com 2020. O partido recebeu 9,7 milhões de votos para vereança, ante 5,1 milhões de quatro anos atrás.
No Paraná, o PL vai governar 15% da população (1,7 milhão pessoas), atrás apenas do PSD (3,4 milhões de pessoas) e a frente do PP (1,2 milhão). O partido tem a maior bancada de vereadores, somando as sete grandes cidades com segundo turno (Curitiba, Londrina. Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e São José dos Pinhais). O PL elegeu 24 vereadores, enquanto o PP, 22; e o PSD, 21.
- Da redação com assessoria