“Ninguém segura essa locomotiva chamada Foz do Iguaçu”, diz Vermelho

 

Deputado federal que defende a cidade em Brasília, falou com exclusividade ao GDIA sobre os 110 anos de emancipação de Foz

GDIA – O senhor está feliz com o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, concedido no final do mês passado?

Vermelho  – Vivemos momentos de euforia e tristeza. Na quinta-feira à noite (23/5), recebemos a homenagem, e na terça (28), fomos surpreendidos com o falecimento do amigo Sérgio Beltrame. Recordo que no sábado ele me levou ao aeroporto e estava tranquilo. Logo depois, foi internado e aconteceu o pior. Além de amigo, foi meu chefe de gabinete durante mais de cinco anos. É uma perda irreparável porque, além de homem público honrado e competente (vereador e secretário), foi líder esportista e comunitário de grande valor.

 

Que mensagem o senhor deixaria ao povo de Foz do Iguaçu na passagem de mais um aniversário?

Nossa cidade tem um futuro grandioso pela frente. Eu sempre digo que ninguém segura essa locomotiva chamada Foz do Iguaçu. Além das belezas naturais, temos obras estruturantes em andamento que moldarão esse futuro brilhante, e os investimentos significativos de empresários que acreditam na cidade, geram empregos e desenvolvimento.

 

Uma das obras estruturantes pela qual o senhor lutou foi a Ponte da Integração. Lamentavelmente, ela ficou pronta há um ano, mas ainda não foi aberta ao tráfego.

Realmente, isso é lamentável. Foi um investimento fabuloso do governo federal, por meio da Itaipu, que irá transformar essa grande região trinacional. Por diversas vezes, cobramos agilidade nas obras complementares e aduaneiras, e acredito que tudo ficará pronto antes do final do ano.

 

Também registramos atrasos na Perimetral Leste e na duplicação da Rodovia das Cataratas.

Sim, ocorreram alguns problemas com as desapropriações e empreiteiras. Junto com o deputado Matheus, cobramos uma posição mais firme por parte do DER e agora as obras estão andando. É um dinheiro muito bem aplicado porque vai desafogar o trânsito na Ponte da Amizade, tirar o tráfego pesado da região central e agilizar o fluxo de veículos na BR-469, favorecendo o turismo.

 

Por que a ANAC está demorando para homologar a ampliação da pista do Aeroporto Internacional?

A repaginação do nosso aeroporto e a ampliação da pista representarão uma nova era para o turismo. Já foram investidos mais de R$ 100 milhões por meio de Itaipu e Infraero. Agora, a concessionária CCR está investindo mais de R$ 200 milhões. Teremos o melhor aeroporto do Sul do país, com capacidade para receber 5 milhões de passageiros/ano. Sobre a homologação da pista que você me perguntou, temos cobrado com muita insistência a Infraero, ANAC e CCR. No mês passado, nos reunimos com dirigentes da CCR e obtivemos a garantia de que a nova pista será homologada e entrará em funcionamento até março de 2025, quando passaremos a receber voos diretos da Europa, Estados Unidos e América Central, impulsionando o fluxo de turistas e garantindo a geração de empregos.

 

O grande Porto Seco trimodal também está saindo do papel?

Na semana passada, tivemos uma reunião com a diretoria da Acifi e um dos temas debatidos foi justamente o novo porto seco, que será instalado fora do perímetro urbano da cidade. Abordamos a questão do acesso à BR-277 para facilitar a entrada e saída de caminhões. Também abordamos os avanços e os gargalos das obras estruturantes que estão sendo edificadas.

Veja como tudo está se encaixando: Aeroporto moderno, terminal de cargas, Porto Seco Trimodal, Perimetral Leste, BR-469 duplicada, segunda ponte com o Paraguai, e ainda temos cerca de R$ 500 milhões de investimentos que serão feitos no Parque Nacional do Iguaçu pela nova concessionária. Podemos afirmar com certeza que ninguém segura Foz do Iguaçu. Mas nada cai do céu, é preciso ficar em cima, cutucando, cobrando e persistindo. Não temos preguiça, não fugimos da raia e temos o apoio inestimável das lideranças da Acifi, Codefoz, Comtur, Visit Iguassu, Sindhoteis e demais entidades representativas.

 

Existem novos projetos em andamento?

Temos muitos. Posso citar que continuamos a luta pelo prosseguimento da Avenida Beira Rio até o Marco das 3 Fronteiras, 4 ginásios de esportes nos bairros e também, junto com o deputado Matheus, pela execução das obras dos trevos do CTG Charrua, do Três Bandeiras, além das Trincheiras de Jupira e a passarela em Três Lagoas.

 

E o projeto dos cassinos, continua no Senado?

Fiz parte do grupo de trabalho da Câmara encarregado de atualizar o projeto, aprovado há mais de um ano. O Senado deve apreciá-lo ainda este ano. Será um marco para a geração de empregos e divisas. Nossa Foz do Iguaçu será contemplada com um cassino turístico, com ampla sala de jogos, anfiteatro para grandes espetáculos, bares e restaurantes.

 

Além dos grandes projetos e obras, o senhor também ajudou a canalizar recursos para a cidade. Poderia resumir os mais significativos?

Junto aos ministérios e emendas parlamentares individuais, já viabilizamos R$ 44 milhões para a Saúde, R$ 11 milhões para a Educação, R$ 4,7 milhões para o esporte amador, R$ 2,5 milhões para entidades e R$ 1,2 milhões para a agricultura.

 

  • Da redação

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