Mais de 70,7 mil eleitores de Foz devem fazer reimpressão do título
Mais de 70,7 mil eleitores de Foz do Iguaçu terão que fazer a reimpressão do título. O procedimento integra o processo de criação da nova zona eleitoral que será instalada oficialmente na sexta-feira (17) com presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura. Faltam aproximadamente 200 novos registros para o município garantir o segundo turno nas eleições para escolha de prefeito e vice no pleito de outubro de 2024.
A instalação da 104ª Zona Eleitoral integra o processo de expansão do número de eleitores do município, que deve atingir em breve os 200 mil, número necessário para ter o segundo turno, tornando Foz do Iguaçu a sexta cidade do Paraná com dois turnos eleitorais junto com Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa e São José dos Pinhais, que chegou ao patamar em agosto deste ano. De acordo com o calendário eleitoral, o primeiro turno está previsto para o dia 6 de outubro de 2024 e o segundo dia 27 do mesmo mês.
Segundo o último informe do Fórum Eleitoral, Foz do Iguaçu tem 199.799 eleitores cadastrados – 77.267 na 46ª Zona Eleitoral, 70.769 na 104ª e 51.763 na 147ª, que conta ainda com 18.105 cadastros referentes aos eleitores de Santa Terezinha de Itaipu. Os eleitores da nova zona eleitoral terão que fazer a reimpressão dos títulos pelo site https://www.tse.jus.br/servicos-eleitorais/autoatendimento-eleitoral#/, entrando no diretório de impressão do título, preencher os dados e baixar o PDF. No caso de celular, dá para baixar o app E-titulo.
O eleitor, conforme orientação da Justiça Eleitoral, terá que ir ao Fórum apenas se necessitar atualizar endereço ou fazer a biometria. O local de votação permanece o mesmo. No mesmo endereço eletrônico do TSE é possível consultar a situação do Título de Eleitor, regularizar alguma pendência ou mesmo emitir a primeira via. O prazo final para o procedimento é o dia 8 de maio do próximo ano, ou seja, 150 dias antes do primeiro turno do pleito. O voto no Brasil é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo a analfabetos, maiores de 70 anos e jovens de 16 e 17 anos.
Nova ZE
A solenidade de instalação da 104ª Zona Eleitoral de Foz do Iguaçu será na sexta-feira (17), a partir das 15h, com a presença do desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, que também irá receber a Comenda das Cataratas concedida pela Prefeitura. O ato, segundo o juiz diretor do Fórum Eleitoral, Ariel Nicolai Cesa Dias, será na sede do órgão na Avenida Costa e Silva, 1599, no Parque Presidente.
Wellington Moura também irá receber, a partir das 19h na Câmara de Vereadores, o título de Cidadão Honorário de Foz do Iguaçu, homenagem proposta pela vereadora Yasmin Hachem (MDB). Os detalhes da solenidade foram definidos em reunião do presidente João Morales, com os juízos eleitorais Ariel Dias, Geraldo Dutra de Andrade Neto e Marcos Antonio de Souza Lima.
- Da Redação