Foz do Iguaçu renova frota do Samu com seis nova ambulâncias
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) confirmou nesta quarta-feira, 21, que o Ministério da Saúde vai entregar até novembro seis novas ambulâncias para a renovação da frota do Samu em Foz do Iguaçu. “É uma grande vitória que tem apoio do deputado Zeca Dirceu que acompanha e ajuda os pleitos de Foz e da saúde. As ambulâncias serão entregues depois das eleições municipais devido à lei eleitoral, mas é garantido que Foz receberá uma nova frota de ambulâncias do Samu”, disse.
Cada ambulância custa R$ 320 mil, os investimentos chegam a R$ 2 milhões e as unidades fazem parte do grupo de 280 que serão entregues pelo Ministério da Saúde. A meta do governo federal é de que, em 2025, só estejam em operação veículos com até 5 anos de uso e a renovação da frota deve alcançar 1.780 unidades.
“O Paraná já recebeu neste governo, 214 ambulâncias básicas do Samu e 63 UTI móveis. O serviço está disponível nas 399 cidades do estado. São 276 ambulâncias para atendimento da população, 240 habilitadas pelo Ministério da Saúde”, destaca Zeca Dirceu.
Samu em Foz
Segundo o coordenador regional do Samu, Jayme Carriello, Foz tem hoje cinco ambulância básicas, duas avançadas (UTI), uma picape de intervenção rápida (VIR) e duas motolâncias. “Dessas ambulâncias, três estão com motor batido: uma em conserto, outra para iniciar o conserto e a terceira não tem mais jeito, temos que baixar. Hoje todas as ambulâncias têm mais de cinco anos de uso e 150 mil quilômetros rodados, umas tem 350 mil quilômetros rodados”, disse.
“São sete ambulâncias rodando e três na oficina. E volta e meia paramos uma. A VIR é nova e as duas motos recebemos já usadas da Guarda Municipal. Com as seis novas ambulâncias, recuperamos as melhores e vamos ter 10 em boas condições, sete rodando e três de reserva técnica para reparo e manutenção de rotina”, completou.
O Samu de Foz do Iguaçu faz, em média, 70 atendimentos por dia, 1,7 mil por mês e 20 mil por ano. O 192, número do serviço, recebe 37 mil chamadas por ano e em média, três mil chamadas por mês e 102 chamadas por dia. O serviço é prestado por 15 enfermeiros e 35 técnicos de enfermagem concursados, 32 condutores terceirizados e 22 médicos. “Em Foz do Iguaçu, o Samu iniciou os trabalhos em junho de 2006 com apenas quatro viaturas”, completou.
Serviço gratuito
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, criado em 2003 no primeiro governo Lula (PT), é componente da Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde. O serviço pode ser acessado pelo número de telefone 192, que oferece orientações à população e envia veículos tripulados por equipes especializadas.
O serviço gratuito presta socorro nas residências, locais de trabalho e vias públicas. Cada equipe é composta por condutor-socorrista, técnico em enfermagem, enfermeiro e médico – capacitados em atendimento de urgência de natureza traumática, clínica, pediátrica, obstétrica e psiquiátrica.
- Da redação com assessoria