Foz do Iguaçu perto de ter seu terceiro representante no Congresso Nacional

O município de Foz do Iguaçu está muito perto de conseguir o terceiro representante no Congresso Nacional. O jornalista e comunicador Luciano Alves (PSD) deverá assumir como deputado federal no início de fevereiro. Eleito terceiro suplente em outubro do ano passado, com mais de 24, 8 mil votos, Luciano Alves vai ocupar a cadeira do deputado federal reeleito Sandro Alex (PSD), que tudo indica vai se licenciar logo após tomar posse para reassumir como titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura e Logística no Governo Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) no Paraná.

Luciano Alves foi o candidato a deputado federal mais votado em Foz do Iguaçu, no primeiro turno das eleições, no dia 2 de outubro de 2022. Dos mais de 144,3 mil sufrágios nas urnas, 18.639 (12,91% do total) foram depositados em seu nome. Na somatória dos outros municípios, Alves recebeu 24.865 votos, ou 0,41% dos votos válidos em todo Paraná. Além dele, o município contará representação dos reeleitos Vermelho e Fernando Giacobo, ambos pelo PL.

 

Contexto

O PSD elegeu e reelegeu no ano passado, oito deputados. Luciano Alves ficou como terceiro suplente atrás do deputado estadual Rodrigo Estacho e do suplemente de deputado federal Stephanes Junior. Nos bastidores políticos da capital, a informação é que o deputado federal reeleito Sandro Alex aceitou o convite do governador Ratinho Junior para retornar à Secretaria de Infraestrutura e Logística, cargo que se licenciou no ano passado para participar do pleito eleitoral.

Sandro Alex deve assumir seu quarto mandato no dia 1º de fevereiro e se licenciar logo em seguida, abrindo caminho para o iguaçuense. Uma das evidências de que as tratativas estão adiantadas foi a presença de Sandro Alex na reunião de Ratinho Junior em Brasília (DF), com o ministro dos Transportes, Renan Filho. Além dele, do PSD devem compor o governo estadual o deputado federal eleito Beto Preto (que volta à Secretaria de Saúde logo após a posse) e a deputada federal reeleita Leandre Dal Ponte, indicada para ser titular da Secretaria Estadual da Mulher e da Igualdade Racial.

 

Novo secretariado

O governador Ratinho Junior já definiu pelo menos 19 nomes das 24 secretarias do seu segundo mandato na administração do Estado. No mês de janeiro, ele anunciou mais seis integrantes do primeiro escalão, cinco continuam nas pastas – Renê Garcia (Fazenda), Raul Siqueira (o controlador-geral do Estado), Darlan Scalco (chefe de Gabinete), Rogério Carboni (Secretaria da Desenvolvimento Social e Família) Aldo Bona (Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), além da deputada federal reeleita Leandre Dal Ponte (Mulher e Igualdade Racial).

A lista dos definidos inclui ainda João Carlos Ortega (Casa Civil), Elisandro Pires Frigo (Administração e Previdência), Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento), Sérgio Vieira Benício (Casa Militar), Eduardo Pimentel (Cidades), Luciana Casagrande Pereira (Cultura), Roni Miranda (Educação), Helio Wirbiski (Esporte), Ricardo Barros (Indústria, Comércio e Serviços), Marcelo Rangel (Inovação, Modernização e Transformação Digital), Guto Silva (Planejamento), Beto Preto (Saúde), Hudson Leôncio Teixeira (Segurança Pública) e Leticia Ferreira da Silva (Procuradoria-Geral do Estado).

 

  • Da Redação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *