Foz do Iguaçu celebra na terça-feira o Dia da Imigração Libanesa
Lei do vereador Adnan El Sayed incluiu a data no Calendário Oficial do Município
Pela primeira vez na história, Foz do Iguaçu vai celebrar, na próxima terça-feira, 22 de novembro, o Dia da Imigração Libanesa. A comemoração foi instituída pela lei nº 5.083, de 23 de março de 2022, de autoria do vereador e descendente de libaneses, Adnan El Sayed, incluindo a data no Calendário Oficial do Município. O evento será realizado no plenário da Câmara Municipal a partir das 9h.
“Reforço o convite a todos. É um evento aberto a toda a sociedade e será um momento de grande alegria para a comunidade libanesa”, disse Adnan. O vereador adiantou que na programação haverá homenagens, apresentações culturais, pronunciamentos e apresentação de vídeo abordando a vinda dos primeiros imigrantes para Foz do Iguaçu.
“Desde a chegada dos primeiros imigrantes, agora já temos em Foz do Iguaçu a terceira ou quarta geração. A comunidade libanesa integra a sociedade iguaçuense vivendo em perfeita harmonia”, acrescentou Adnan El Sayed.
Cidade abriga a segunda maior comunidade libanesa do país
Ao apresentar o projeto, aprovado no começo do ano, o vereador Adnan destacou que a comunidade libanesa no Brasil, formada em sua maioria por descendentes, é maior do que a população da República do Líbano. São quase 10 milhões de libaneses e descendentes em território brasileiro, contra 6 milhões que vivem no Líbano.
No Brasil, os primeiros libaneses chegaram ainda no Século XIX, para trabalhar como mascates, contribuindo de forma primordial no processo de interiorização do Brasil. “Regionalmente, a comunidade libanesa em Foz do Iguaçu, a segunda maior do Brasil, organiza-se numa estrutura social que conta com clubes recreativos, entidades religiosas e educacionais reafirmando sua identidade”, observou.
Adnan lembrou ainda que historicamente, a população iguaçuense convive com uma forte presença de libaneses e seus descendentes nos espaços políticos, econômicos e culturais do município o que comprova o forte laço existente entre as duas nações.
Segundo ele, a criação do Dia da Imigração Libanesa vem no sentido de “prestar uma justa homenagem a este povo, pela importância de sua presença no nosso município e em nosso país. Além disso, busca incentivar a realização de eventos e projetos ligados à divulgação e à preservação dessa cultura”.
Elson Marques – EMS Editores