Eleições 2026: “Vou jogar onde Ratinho escalar”, diz Paranhos sobre futuro político

O secretário Leonaldo Paranhos (Turismo) reafirmou nesta quinta-feira, 31, que na campanha eleitoral de 2026 vai jogar onde o governador Ratinho Júnior (PSD) escalar. “Eu vou estar onde o governador falar. Seja partido, cargo, ou se vou disputar ou não. Onde o governador Ratinho Junior indicar, vou cumprir rigorosamente”, disse Paranhos ao se referir às notícias na imprensa sobre seu futuro político,

Ex-prefeito de Cascavel, de 2017 a 2024 e aprovado 89% da população ao se despedir do governo municipal em dezembro de 2024. Paranhos é apontado também como um dos principais responsáveis pela eleição do atual prefeito Renato Silva (PL) e uma das principais lideranças políticas do oeste, sudoeste e noroeste do Paraná.

“Tenho um compromisso com o governador Ratinho Júnior por tudo o que fez por Cascavel, no meu governo na prefeitura e na eleição do Renato. Onde o governador escalar, eu jogo, pode ser até no banco”, completou.

 

Um só destino

Na Secretaria Estadual de Turismo desde 21 de março, Paranhos adotou seu próprio dinamismo da ação governamental e a proposta de ampliar a atividade turística em todas as regiões do Paraná, além de Foz do Iguaçu, Curitiba e o Litoral. No último dia 18, oficializou a criação do Território Turístico Cinturão Verde em Cianorte, o que marcou a implantação do quinto território do programa “18 Territórios, Um Só Destino”.

Este novo território é integrado por 11 cidades: Cianorte, Tuneiras do Oeste, Tapejara, Guaporema, Cidade Gaúcha, São Tomé, Indianópolis, Japurá, Jussara, São Manoel do Paraná e Rondon.“Cianorte e os municípios vizinhos não apenas preservam paisagens, mas cultivam histórias, tradições e uma hospitalidade que acolhe, surpreende e transforma quem chega”, afirmou na ocasião.

O território, explica Paranhos, é declarado atrativo de relevante interesse turístico, ferramenta que permite o repasse de recursos estaduais para infraestrutura, investimentos públicos em empreendimentos privados de relevância turística e desburocratização dos processos de fomento.

 

Visitação

Esse é o quarto território implantado. Os outros três são o Território Turístico Norte Pioneiro, com sede em Jacarezinho, o Território Encontro das Águas e Biomas, em Porto Rico, e o Território Turístico Norte do Paraná. O programa descentraliza e valoriza o potencial turístico das cidades paranaenses, mapeando e organizando roteiros, apoiando eventos, capacitando agentes locais e incentivando parcerias público-privadas.

Paranhos destaca ainda o aumento da visitação turística, com destaque para o turismo internacional. O Paraná recebeu mais de 584 mil turistas estrangeiros nos primeiros cinco meses do ano, representando um crescimento de 26,2% em comparação com o mesmo período de 2024.

“O turismo já é uma atividade de muita importância para as cidades paranaenses. Temos uma série de novos empreendimentos e de novos atrativos em todas as regiões, o que vão potencializar ainda mais essa nova matriz econômica no estado”, completou.

 

  • Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *