Cordão Tulipa Vermelha já é lei em Foz do Iguaçu

Com nova Lei, Foz do Iguaçu assegura um atendimento mais inclusivo e respeitoso para portadores de Mal de Parkinson em espaços públicos e privados. A Lei n°5.500, de 16 de dezembro de 2024, instituiu o “Cordão Tulipa Vermelha”, um acessório que sinaliza a necessidade de atenção especial aos portadores da doença. O projeto que originou a Lei é de autoria da vereadora Anice Gazzaoui (PP).

 

O texto da Lei aponta que o Cordão Tulipa Vermelha tem como propósito sinalizar discretamente os portadores de Mal de Parkinson, evitar constrangimentos em público, garantir atendimento preferencial e especial, além de receber suporte específico e favorecer o resgate da autoestima, dignidade e cidadania.

 

Charlyston Schmidt, médico neurologista, comentou sobre as dificuldades de quem tem a doença de Parkinson: “Ela pode causar constrangimento, porque a pessoa vai acessar um local público e tem uma lentificação no  movimento. Ela é muito mais lenta do que qualquer outra pessoa, tem uma dificuldade de movimentação, um tremor, que gera uma série de limitações nas atividades do dia a dia”.

 

Anice Gazzaoui, vereadora proponente da Lei, falou da importância da nova norma: “O projeto Cordão Tulipa Vermelha representa um passo significativo para a nossa sociedade. Além da inclusão, ele também trata do respeito às pessoas que são portadoras de Mal de Parkinson. É necessário que a gente tenha legislação para dar o atendimento a essas pessoas”.

 

  • CMFI / Foto: Christian Rizzi – Câmara de Foz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *