Candidatos a prefeito de Foz assinam compromisso com políticas para idosos

Em um movimento importante nas eleições municipais de Foz do Iguaçu, o Conselho Municipal dos Direitos do Idoso entregou aos candidatos à prefeitura uma pauta com 12 medidas prioritárias para melhorar a qualidade de vida da população idosa. O compromisso foi firmado em um termo assinado pelos postulantes ao cargo, que se comprometem a incluir os idosos nas discussões e decisões sobre a implementação dessas políticas.

A principal demanda do conselho é a criação de um fluxo organizado de atendimento para a população idosa. Atualmente, não há um levantamento preciso do número de idosos atendidos pelos serviços de saúde e assistência social do município. De acordo com o presidente do conselho, Sérgio de Paula o objetivo é criar um fluxo que organize o acesso aos serviços, garantindo que os idosos tenham prioridade, como determina a lei.

Saúde e descentralização de serviços
A melhoria na atenção básica de saúde é uma das principais preocupações. Além disso, o conselho defende a descentralização dos serviços de convivência para idosos, que hoje se concentram no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Praça da Bíblia. O objetivo é criar mais espaços em diferentes regiões do município, com atividades regulares que promovam a socialização e o bem-estar dos idosos.

Orçamento para políticas de atenção ao idoso
Outra medida proposta é a identificação de recursos no orçamento anual para ações governamentais destinadas aos idosos. Segundo o conselho, isso facilitaria o controle e a execução das políticas, além de permitir uma avaliação mais clara do quanto é investido nesse

Medidas prioritárias
Entre as ações pactuadas no termo de compromisso estão a manutenção do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, a capacitação de organizações da sociedade civil, o incentivo a projetos de atendimento domiciliar para idosos acamados e a reforma do Centro de Convivência do Idoso.

Outras medidas incluem a promoção de acessibilidade universal em equipamentos públicos e vias urbanas, a ampliação dos recursos no orçamento municipal para políticas destinadas aos idosos, e o fortalecimento de ações de saúde preventiva e cuidados continuados. Também foi destacada a importância da criação de uma política habitacional específica para esse público, incentivando a prática de atividades físicas e de lazer.

Essas demandas refletem a necessidade de um olhar mais atento às necessidades da população idosa em Foz do Iguaçu, que cresce a cada ano. Com o compromisso firmado pelos candidatos, espera-se que essas políticas sejam implementadas de forma eficaz, assegurando os direitos e valorizando a contribuição dos idosos na sociedade.

  • Da redação com assessoria /Foto: divulgação

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *