Câmara reconhece trabalho de Capitão da PM no Projeto Horta Solidária
A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu homenageou, nesta quarta-feira, 22 de novembro o Capitão Edson Dal Pozzo do 14° Batalhão da Polícia Militar (BPM). A Moção de Aplauso n° 12/2023, de autoria do vereador Adnan El Sayed (PSD) subscrita também por outros vereadores, é o reconhecimento aos relevantes serviços do Capitão ao Município na atuação pela Polícia Militar e na coordenação do Projeto Horta Solidária. Membros da corporação prestigiaram o ato de entrega da moção, comandado pelo presidente da Câmara, João Morales (União Brasil).
Em pronunciamento, o vereador Adnan El Sayed exibiu um vídeo sobre o projeto. “Alguém que trabalha com muito amor, carinho e zelo por aquela horta. Era uma visita que deveria durar 20 ou 30 minutos. Ficamos duas horas, por conta dos detalhes, a paixão com que o capitão falava com a gente sobre a horta”, contou Adnan, relembrando a primeira visita realizada na horta administrada por Dal Pozzo. “É um projeto espetacular que produz toneladas de alimentos saudáveis e sem agrotóxicos, que na grande maioria é doado à população ou oferecidos às entidades”, destacou Adnan.
“Graças ao programa de horta solidária, efetivamos o cumprimento de penas alternativas equivalentes a quase meio milênio de condenação. Isso seria inútil se as pessoas não tivessem melhorado no processo”, disse Edson Dal Pozzo na tribuna da Câmara. A fim de apresentar o trabalho desempenhado na horta, os presentes puderam experimentar amostras das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), cultivadas no projeto.
Programa Horta Solidária
O programa Horta Solidária foi criado em março de 2017, com o objetivo de tornar efetivo e proveitoso o cumprimento dos serviços comunitários do município, prestados pelos próprios detentos encaminhados pela Justiça Federal. O projeto é uma parceria estabelecida entre a 4ª Vara Federal e o 14º BPM. A produção de hortifrútis é destinada para o consumo em instituições como a Apae, Casa de Apoio, Centro de Nutrição Infantil, Guarda Mirim, Lar dos Velhinhos e diversos centros municipais de educação infantil.
- DC CMFI / Foto: Christian Rizzi – Câmara Foz