Alex Meyer assume a função de líder do prefeito na Câmara de Vereadores
O prefeito Chico Brasileiro (PSD) enviou ofício ao presidente da Câmara, Ney Patrício (PSD), nomeando o vereador Alex Meyer (PP) como líder do governo no Poder Legislativo de Foz do Iguaçu. Desde o começo da legislatura a função vinha sendo exercida pelo vereador Kalito Stoeckl (PSD). A substituição é natural e valoriza uma liderança do bloco situacionista.
“Agradeço a confiança do prefeito e a receptividade dos demais integrantes do grupo. Será um grande desafio e espero corresponder. O interesse é dar agilidade em tudo que é importante para a população e ainda ampliar a interlocução entre os poderes. Faremos isso, sem deixar de questionar nem abrir mão de uma das principais funções do vereador que é fiscalizar os atos do Poder Executivo”, afirmou Alex Meyer.
O vereador Kalito Stoeckl também se pronunciou: “Essa mudança é importante para os trabalhos tendo em vista que eu estava havia dois anos nessa função. É uma oxigenação, uma mudança de atitudes, bem vinda nesse momento. No mais, agradeço a confiança depositada em mim pelo prefeito, o auxílio dos colegas da Câmara e o profissionalismo e solicitude com que sempre fui atendido nas secretarias municipais”, declarou Kalito.
Embates políticos
Por ser mais polêmico e incisivo, o novo líder do prefeito deve acentuar os embates com os vereadores da oposição. Já na sessão de ontem (9) o bloco governista derrubou todos os requerimentos de vereadores que não fazem parte do grupo. Só do vereador Cabo Cassol (Podemos) foram rejeitados 11 requerimentos – por nove votos contra cinco. O bloco conta ainda com o presidente Ney Patrício, que só votaria em caso de empate.
A bancada de apoio ao prefeito quis mostrar força depois de alguns abalos nas últimas sessões. Os nove votos foram dos vereadores Alex Meyer, Yasmin Hachem, Anice Gazzaoui, Dr Freitas, João Morales, Rogério Quadros, Edivaldo Alcântara, Valdir de Souza Maninho e Kalito Stoeckl. Pela oposição votaram Cabo Cassol, Admilson Galhardo, Jairo Cardoso, Protetora Carol e Adnan El Sayed.
Sobre a derrubada dos requerimentos, Alex Meyer declarou que “muitos são alguns que já foram em outros momentos, ou às vezes tem a informação no Portal da Transparência ou Diário Oficial. Também basta procurar a pasta e o setor e dialogar. Portanto, vou sempre analisar aquilo que é verdadeiramente possível naquele momento. Se for como travamento ou engessamento da máquina, terei que me posicionar”.
Eleição da mesa diretora
A nomeação do novo líder do prefeito despertou atenção sobre a eleição da mesa diretora, que deve ocorrer na última sessão ordinária de dezembro. Alex Meyer era um dos nomes para a presidência, principalmente após a ascensão dos progressistas na eleição de outubro. Foi o único partido a eleger deputado estadual por Foz do Iguaçu.
Ao assumir a função de líder do prefeito, Alex tende agora a compor com uma chapa de situação que trabalha pela reeleição de Ney Patrício. “O nosso presidente Ney já presidiu outras legislaturas. É uma pessoa experiente e temos nossas divergências em pontos de vista aqui dentro. Creio que ele deva montar a sua chapa, mas é normal e comum que outros pares também se movimentem e formem outra chapa”, disse Alex.
Elson Marques – EMS Editores