Adnan trabalha por Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico
A criação de um “Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico” para Foz do Iguaçu tem sido uma das principais bandeiras defendidas pelo vereador Adnan El Sayed (PSD) em seu mandato legislativo na Câmara Municipal.
Formado em economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com mestrado em desenvolvimento econômico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adnan tem pautado seu trabalho político pelo fortalecimento econômico do município, “sobretudo para que nossa cidade consiga apontar diretrizes para o futuro que logo irá chegar”.
“Observamos o desenvolvimento econômico de Foz do Iguaçu como algo que ocorre quase que de forma orgânica. Não dispomos de um apontamento concreto, que indique metas que queremos alcançar. A criação de um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico vem para preencher essa lacuna. E isso só pode ser feito com a mais ampla participação da iniciativa privada, da comunidade iguaçuense como um todo, envolvendo as universidades e pesquisadores, gerando dado e debates e, principalmente, com o devido compromisso de longo prazo do poder público. Esse é o caminho que defendemos e trabalhamos para construir”, afirma El Sayed.
Atento à necessidade de estudos que fundamentem a criação deste plano, o vereador propôs à Casa de Leis, em maio de 2021, a criação de uma Comissão Especial com objetivo de promover o debate para que fossem levantadas alternativas sobre o tema. Após aprovada, a Comissão Especial presidida por Adnan concluiu suas atividades em 30 de julho passado, com a apresentação de um relatório final composto por 17 itens.
“Este relatório foi o primeiro passo para termos um diagnóstico econômico atual sobre o município de Foz do Iguaçu. O documento se debruçou em oito eixos que sustentam nossa cidade. São eles: a Tecnologia; a Indústria; o Turismo; a Agricultura, Aquicultura e Apicultura; a Logística e Mobilidade Urbana; e, por fim, o Comércio. Cada um destes eixos foi devidamente esmiuçado e a formalização por meio dos 17 apontamentos representa a base para a construção do futuro que queremos”, detalha Adnan.
Melhorias para o comércio do centro aos bairros
Pauta antiga da cidade de Foz do Iguaçu, a revitalização de áreas comerciais do município precisa contemplar também os bairros mais afastados. “Temos o Centro de nossa cidade com uma infraestrutura que pode e deve ser melhorada. Essa situação se repete também nos bairros, sobretudo os mais afastados. É muito importante destacar que não existe dicotomia entre o comércio realizado no Centro e nos bairros. Somos uma cidade transfronteiriça, atravessada por paraguaios, argentinos, turistas e imigrantes de todo o mundo. Compreender as potencialidades de cada área é o diferencial que precisamos para garantir bons resultados para esse setor fundamental à economia iguaçuense”.
Neste sentido, Adnan destaca a necessidade de revitalização física do Centro de Foz do Iguaçu e da Vila Portes e Jardim Jupira, bem como a consolidação do bairro Vila Yolanda como um dos principais atrativos gastronômicos da cidade.
Economia solidária
Já para os bairros afastados da rota turística, o vereador pontua o Projeto de Lei 66/2021. De sua autoria, a proposta sancionada pelo prefeito Chico Brasileiro (PSD) institui no município a “Política Municipal de Economia Solidária”. Vereador Adnan, proponente da lei explica: “Vivemos em uma cidade diversa, com populações que apresentam necessidades múltiplas. Este projeto representa um grande avanço econômico em razão de promover a produção local para ser comercializada dentro dos próprios territórios em que estão inseridas. As feirinhas dos bairros são ótimos exemplos do potencial que temos. Precisamos trabalhar para que sejam consolidadas, isso gera oportunidade de renda para quem precisa e também contribui para uma cidade mais humana e acolhedora, para todos”.
Outras pautas, como repaginação da Área Industrial e fomento à tecnologia local, são elencados como destaque. O principal encaminhamento da Comissão de Desenvolvimento Econômico é a elaboração de um Plano Municipal de Desenvolvimento Econômico, luta essa que se soma à iniciativa do CodeFoz e outros atores que enxergam a necessidade estratégica de se construir este Plano.
- Da redação