Receita Federal reforça fiscalização na Ponte da Amizade para semana de Black Friday

Começa hoje (14) a semana de Black Friday em Ciudad del Este, no Paraguai. Devido ao aumento no fluxo de pessoas, circulação de dinheiro e grande volume de compras, a Receita Federal, por meio da Divisão de Vigilância e Repressão ao Contrabando e Descaminho, reforçou a fiscalização na aduana da Ponte Internacional da Amizade.

Na manhã de terça-feira (13) três caminhões de plataformas de compras internacionais foram interceptados. Neles, e em um quarto veículo, foram encontrados 683 volumes de produtos importados sem declaração fiscal obrigatória.

Dentre os itens recolhidos há vinhos, perfumes, eletrodomésticos e produtos para cabelo. As mercadorias foram encaminhadas para destinação adequada e os responsáveis estão sujeitos agora às penalidades previstas na legislação.

Além da PIA, as equipes também realizam abordagens na BR-277 e outros pontos de grande movimento em Foz do Iguaçu e região. Para auxiliar e orientar os compristas, a Receita montou na aduana uma mesa com exemplos de produtos proibidos que não podem ser trazidos para o Brasil sem a devida documentação.

A operação, que integra as ações da “Fronteira Blindada”, teve início no dia 4 de novembro e seguirá até o próximo mês, com reforço de 70 servidores, já visando também as compras de final de ano e férias.

“A expectativa é de um aumento de até 40% no movimento na Ponte da Amizade, que já recebe diariamente cerca de 45 mil veículos e 103 mil pessoas. A Receita Federal reforçou a fiscalização para combater crimes como contrabando e descaminho, além de melhorar o controle das mercadorias que cruzam a fronteira”, destacou o órgão fiscal.

  • Da Redação / Foto: Receita Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *