Receita Federal faz operação para acabar com o comércio ilegal de pneus paraguaios
A Receita Federal realizou na manhã de ontem (27) a Operação Rota da Borracha com o objetivo de acabar com um esquema de comércio ilegal de pneus estrangeiros, que operava na região Noroeste do Paraná. Cerca de 30 servidores participaram da ação, que cumpriu ordens judiciais em 12 estabelecimentos.
Os alvos da operação operavam nas cidades de Maringá, Sarandi e Marivalva. Entretanto, as investigações que desencadearam a ação começaram em Foz do Iguaçu e outras regiões de fronteira após a apreensão de diversas carretas com pneus novos importados de forma ilegal do Paraguai.
Somente em maio deste ano foram retidos 18 veículos de carga na Ponte Internacional da Amizade, todos com pneus novos adquiridos no país vizinho sem o pagamento dos impostos.
De acordo com a Receita, além das apreensões foi apurada uma série de denúncias realizadas por empresários ligados às áreas de fretes e revenda de pneus, que chegaram a relatar a falência de comércios legais desses produtos por conta da venda de pneus descaminhados.
Conforme apurado, empresas transportadoras e motoristas autônomos realizavam fretes da região de Sete Quedas (MS) até Maringá (PR), cobrando valores bem abaixo do preço de mercado. Os pneus eram quase sempre transportados instalados nos caminhões e carretas, visando despistar a fiscalização.
Já em Maringá, os pneus eram retirados dos veículos e revendidos para os estabelecimentos que foram alvos da operação, e que posteriormente comercializavam os itens com valores abaixo do mercado. Estima-se que cada um destes pneus chegaria a render R$ 500 de lucro ao transportador, e outros R$ 400 ao estabelecimento que receptaria e revenderia as mercadorias.
- Da Redação /Foto: Receita Federal