Polícia Civil investiga grupo nazista formado por universitários de Foz

A Polícia Civil em Foz do Iguaçu está investigando a existência de um grupo nazista formado por universitários da cidade, que disseminava mensagens de ódio e conteúdos racistas na internet. Na tarde de segunda-feira (10) equipes da 6ª Subdivisão Policial cumpriram seis ordens de busca e apreensão expedidas pela 1ª Vara Criminal nas residências dos suspeitos.

A investigação que desencadeou a ação teve início após a polícia ter acesso a prints (cópias) de conversas e postagens realizadas por um dos integrantes do grupo investigado. Nessas mensagens o suspeito fazia apologia ao nazismo em um grupo de universidade.

De acordo com o delegado Rodrigo Souza, responsável pelas investigações, “um dos suspeitos utilizava um software para mascarar o seu IP (endereço de acesso à internet), com o objetivo de impedir o rastreamento e, através desse aplicativo, acessava grupos de disseminação de ódio na Deep Web”.

Na operação foram apreendidos celulares. Em uma análise preliminar foram encontrados nos aparelhos diversos vídeos, fotos e mensagens com conteúdo de ódio. O material foi encaminhado à Polícia Científica para uma perícia técnica detalhada.

Por ordem judicial, os investigados serão monitorados agora por tornozeleira eletrônica, que permitirá aos órgãos de segurança acompanhá-los em tempo real e evitar ações de violência. As investigações prosseguem com o objetivo de identificar conexões entre os suspeitos e outros grupos na Deep web.

  • Da redação com PC / Foto: divulgação)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *