PM lança Operação Mulher Segura, reforçando as ações da Lei Maria da Penha em Foz e região
A Polícia Militar em Foz lançou, na tarde de terça-feira (1°), mais uma edição da Operação Mulher Segura, reforçando as ações previstas na Lei Maria da Penha, no município e região.
A ação intensificará a fiscalização e o combate à violência doméstica, oferecendo suporte às vítimas de agressão, ameaça, abuso sexual e outros crimes. Também será ampliado o acompanhamento e proteção às mulheres que já possuem medidas protetivas.
No contexto, equipes da PM, em parceria com a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal, realizarão visitas domiciliares, patrulhamentos e ações públicas que visem conscientizar sobre a importância das denúncias, o cumprimento da lei e as punições para os crimes de violência contra o público feminino.
A operação não tem data para término e orienta a população a colaborar com denúncias pelo aplicativo ou telefone 190. A necessidade do trabalho é evidenciada pelos números. Nos últimos dois anos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), Foz registrou mais de 20 denúncias de violência contra mulheres por dia e nove feminicídios. Somente neste ano já foram contabilizados mais de 400 boletins de ocorrência.
Atualmente, cerca de 1,5 mil mulheres são acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha no município, por meio de medidas protetivas. No panorama geral de casos, a maioria dos boletins de ocorrência envolvem agressões físicas e verbais, ofensas, assédio moral e sexual, tortura psicológica, perseguição e extorsão financeira. Boa parte das ocorrências foi registrada dentro do ambiente familiar, tendo o companheiro da vítima como agressor.
- Da Redação
- Foto: divulgação