Organização criminosa usava ambulâncias para o transporte de entorpecentes
Com alvos em Foz do Iguaçu, uma operação da Polícia Civil desmantelou uma organização criminosa que usava ambulâncias para o transporte de entorpecentes, com ramificações em pelo menos cinco estados.
A ação, que ocorreu na última sexta-feira (6) cumpriu mandados de busca e apreensão em 33 endereços no Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Amazonas e Mato Grosso. Na Terra das Cataratas foram executadas nove ordens judiciais em residências e empresas ligadas aos investigados.
Sob coordenação da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) na fronteira, com apoio do Grupo Tigre e Delegacia de Combate à Corrupção, foram apreendidos dois veículos, celulares, dinheiro e outros materiais que serão submetidos à perícia e auxiliarão em outros desdobramentos da investigação.
Toda a operação foi comandada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, que apurou a existência de uma rede de empresas e pessoas conectadas em um complexo esquema de lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. No decorrer das diligências foram identificadas transações suspeitas envolvendo valores incompatíveis com a capacidade financeira dos envolvidos, sugerindo a existência de laranjas.
O principal alvo da polícia é um empresário do setor da saúde, que utilizava ambulâncias de propriedade dele para transportar as drogas. Um dos veículos foi interceptado em 2021, na Rodovia Presidente Dutra, na baixada Fluminense (RJ), carregada com 500 quilos de maconha. A carga estava destinada a comunidades da Zona Sul do Rio de Janeiro.
As análises apontam que entre 2020 e 2021 o suspeito movimentou cerca de R$ 6,5 milhões, um valor muito acima do patrimônio declarado por ele. As apurações prosseguem com o objetivo de coletar mais provas e identificar outros suspeitos do esquema.
- Da Redação /Foto: Denarc