Organização criminosa que comandava tráfico de dentro de presídios é alvo de operação
Uma organização criminosa que comandava um esquema de tráfico de drogas de dentro de presídios do Paraná foi alvo de uma operação da Polícia Civil, na manhã de quarta-feira (19).
Foram cumpridos 36 mandados, sendo 22 de busca e apreensão, 13 de prisão preventiva e uma quebra de sigilo bancário, nas cidades de Foz do Iguaçu, Curitiba, Piraquara, Pinhais e Matinhos. A ação também apura a lavagem de dinheiro e porte ilegal de armas de fogo.
O trabalho contou com o apoio de equipes da Polícia Militar, Polícia Penal e cães farejadores. Um helicóptero foi emprego como suporte para as equipes terrestres. De acordo com o delegado Thiago Andrade, que foi responsável pelas atividades, esta é a terceira fase da operação.
As duas primeiras investidas ocorreram em maio e junho de 2024, resultando na prisão de 12 pessoas e na apreensão de R$ 42 mil em espécie, 15 quilos de cocaína, veículos, celulares e outros itens que contribuíram para o avanço das investigações.
“Em diligências que prosseguimos realizando neste período, verificamos que, de dentro do presídio, esses indivíduos continuaram realizando o tráfico de drogas, expandindo seus domínios, realizando lavagem de dinheiro e até realizando ações sociais para ganhar o silêncio da comunidade”, explicou o delegado.
A localização dos presídios e os nomes dos suspeitos não foram revelados. As apurações prosseguem, com possibilidade de novos desdobramentos.
- Da Redação
- Foto: Polícia Civil