Operação nacional de combate ao abuso sexual infantil cumpre mandados em Foz

Ordens judiciais de busca e apreensão foram cumpridas pela Polícia Federal em Foz do Iguaçu, na manhã de terça-feira (30), pela Operação Leafdown, deflagrada em nível nacional para combater crimes de abuso sexual infantil. Cerca de 200 agentes participaram da ação, em 12 estados.

No total, foram cumpridos 40 mandados no Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Uma pessoa foi presa em Foz, onde também foram recolhidas seis armas de fogo, sendo quatro revólveres e duas pistolas sem registro; além de munições, um celular e um computador. Os materiais serão submetidos à análise. Em todo o país foram executadas 20 prisões em flagrante.

Os investigados devem responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de material de abuso sexual envolvendo menores de idade, previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

O nome da operação faz referência ao trabalho investigativo de derrubada de usuários, que atuam em ambiente cibernético específico, para a aquisição de material pornográfico infanto-juvenil e disponibilização desses arquivos para criminosos de outros países.

“A PF alerta aos pais e responsáveis sobre a importância de monitorar e orientar seus filhos no mundo virtual e físico, protegendo-os dos riscos de abusos sexuais. A prevenção é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes”, ressaltou a polícia.

  • Da Redação /Foto: Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *