Operação Fronteiras e Divisas reforça o combate à criminalidade no Rio Paraná e Lago de Itaipu
Lançada no Paraná e em mais quatro Estados, a Operação Fronteiras e Divisas reforçou o combate à criminalidade em várias vertentes no Rio Paraná e Lago de Itaipu, em Foz do Iguaçu e região, já com resultados positivos.
Na noite de segunda-feira (15), equipes do Batalhão de Fronteira (BPFron), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Polícia Federal e Polícia Civil, que integram a ação no Oeste, realizaram uma grande apreensão de drogas em um porto clandestino, na região de Santa Helena.
Ao todo foi recolhida mais de uma tonelada de maconha, dividida em vários fardos. O entorpecente estava acondicionado em uma embarcação, que foi flagrada realizando a travessia clandestina do Paraguai para o Brasil.
Os policiais chegaram a avistar suspeitos, porém os indivíduos conseguiram escapar da abordagem. O entorpecente foi então recolhido e encaminhado à delegacia da PF em Foz.
Em outra fiscalização, em Medianeira, agentes do BPFron recolheram um revólver e cinco munições. A arma foi localizada em um ônibus, porém o dono não foi identificado. A apreensão foi entregue à Polícia Civil.
Idealizada pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná, a operação tem como objetivo intensificar a presença do Estado nas faixas limítrofes, fortalecendo a integração entre órgãos federais, estaduais e municipais no combate a ilícitos.
Neste contexto, o trabalho tem como foco o combate ao tráfico de drogas e armas, contrabando e descaminho. Um total de sete mil policiais foram mobilizados para fiscalizar 128 locais nos Estados envolvidos, em pontos terrestres, marítimos e aéreos.
Cerca de 2,5 mil viaturas, 31 embarcações e 13 aeronaves estão fornecendo apoio nos cinco Estados. A ação prevê abordagens a veículos e embarcações, identificação e monitoramento de foragidos e ações de repressão qualificada.
- Da Redação / Fotos: divulgação Sesp/BPFron