Operação da Senad e Polícia Federal destruiu 253 hectares de plantações de maconha no Paraguai
Com resultados expressivos em 10 dias de trabalho, as equipes da Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai e Polícia Federal do Brasil apresentaram nesta semana o balanço da 49ª edição da Operação Nova Aliança, que tem como foco a repressão binacional ao tráfico de drogas.
Com o apoio do Ministério Público, as equipes percorreram áreas florestais do Departamento de Amambay, com incursões aéreas e terrestres nas cidades de Itapopó, Maria Auxiliadora, Alpasa e Ñe’ã, em busca de plantações clandestinas de Cannabis sativa.
No total, foram destruídos 253 hectares de cultivo da erva, que depois de colhida e prensada renderia cerca de 859 toneladas de droga. O comércio do entorpecente no mercado brasileiro do tráfico renderia aos criminosos um valor superior a US$ 128 milhões.
Além das plantações, os agentes destruíram também 170 acampamentos usados para o preparo da Cannabis e queimaram 100,1 toneladas do ilícito já pronto. Novas ações já estão sendo preparadas em continuidade ao trabalho.
“A Senad e a Polícia Federal brasileira reafirmam seu compromisso de combater conjuntamente o crime organizado regional, sob o princípio da responsabilidade compartilhada”, destacaram as forças de segurança.
- Da Redação
- Fotos: Senad PY