Operação da Senad destrói três hectares de plantação de maconha em Ciudad del Este
Uma operação executada pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai resultou na destruição de três hectares de plantação de Cannabis sativa (maconha), em uma área de Ciudad del Este. O balanço foi divulgado na segunda-feira (7).
Os pés da erva, que ainda estavam em fase de crescimento, foram localizados em uma área de reserva florestal, no distrito de Ñacunday. De acordo com as forças policiais, o cultivo renderia pelo menos nove toneladas de droga prensada.
Depois de pronto, o entorpecente teria como principal destino o mercado brasileiro do tráfico. Conforme o coordenador da operação, Elvio Aguilera, o comércio da maconha renderia aproximadamente US$ 270 mil, com base no preço da droga no território nacional paraguaio. No Brasil, o valor ultrapassa R$ 1,5 milhão.
O trabalho integra as ações da Operação Nova Aliança 49, que ocorre em todo o Paraguai com o apoio da Polícia Federal brasileira. Esta última fase da ação teve início no dia 1° de abril e já resultou na destruição de 89 hectares de plantações de maconha, o que equivale a cerca de 120 estádios de futebol.
Além disso, 84 acampamentos de tráfico de drogas foram desmantelados e 54.600 quilos de maconha pronta para distribuição, encontrados em centros de produção clandestinos, foram incinerados.
As operações continuarão nos próximos dias no Departamento de Amambay, como parte de uma ofensiva sustentada e coordenada contra o crime organizado. O trabalho conta com o emprego de centenas de viaturas e helicópteros.
- Da Redação
- Foto: Senad PY