Operação da PF combate o contrabando de cigarros eletrônicos em Foz e região
Com foco no combate ao contrabando e venda ilegal de cigarros eletrônicos, os populares “vapers”, a Polícia Federal deflagrou na manhã de ontem (5) a Operação Trilha da Fumaça, dando cumprimento a mandados de busca e apreensão em Foz do Iguaçu e região.
As ordens judiciais foram executadas em locais usados para o armazenamento, carregamento e distribuição dos cigarros, além da residência de um investigado. Na ação foram recolhidas diversas caixas vazias de mercadorias ilegais e munições.
Um homem, identificado como sendo ex-atleta profissional de remo, foi preso em flagrante, sendo apontado como um dos responsáveis pelo esquema de contrabando na fronteira.
Conforme a PF, as investigações que levaram à operação tiveram início após a apreensão de caminhões com fundos falsos carregados com grande quantidade de cigarros eletrônicos. O produto era importado de forma clandestina do Paraguai e seguia para distribuição em diversas regiões do Brasil.
A PF ressalta que os vapers são produtos que tem a importação proibida no Brasil, assim como sua comercialização ou divulgação por meio de propagandas. A determinação tem como base a resolução n° 46, de 28 de agosto de 2009, da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O uso destes materiais também pode acarretar riscos diversos à saúde humana. As investigações prosseguem para apurar outros envolvidos no crime e demais pontos pertinentes do esquema.
- Da Redação / Foto: Polícia Federal