Operação Ágata Oeste já contabiliza mais de R$ 115 milhões em apreensões
Deflagrada em novembro, a Operação Ágata Oeste II já apreendeu mais de R$ 115 milhões em drogas, cigarros contrabandeados, veículos e mercadorias diversas nas áreas de fronteira com o Paraguai no Paraná, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Entre o material recolhido estão 16 toneladas de maconha, uma tonelada de pasta base de cocaína e 600 quilos de cocaína pronta.
Em Foz, as fiscalizações são comandadas pelos militares do 34° Batalhão de Infantaria Mecanizado (34° BIMec), sob a supervisão da 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada, com sede em Cascavel.
As ações tem maior concentração na aduana da Ponte Internacional da Amizade e BR-277, onde as abordagens de veículos e pessoas contam com o apoio de cães de guerra capazes de farejar tóxicos e explosivos.
Além disso, também recebem atenção as estradas vicinais, Lago de Itaipu e Rio Paraná, onde os patrulhamentos ocorrem com o apoio de outras forças, uso de lanchas potentes, radares e aeronaves remotamente pilotadas.
“A gente está atuando em cooperação, de forma integrada com os diversos órgãos de segurança pública, em nível municipal, estadual e federal, o que garante resultados bastante positivos no combate à criminalidade de fronteira”, destacou o comandante do Exército em Foz, coronel Felipe Rímolo Cosendey.
Para obter ainda mais eficácia nas ações, o efetivo foi reforçado nesta semana no Oeste, passando de 400 para 500 militares, de tropas da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada e da 14ª Brigada de Infantaria Motorizada. Os trabalhos não tem data para encerramento.
- Da redação / Foto: Comando Militar do Sul)