ONU promove encontro internacional de combate a crimes marítimos em Foz
Forças policiais e militares do Brasil, Paraguai e Colômbia se reuniram na última quarta-feira (12), em Foz do Iguaçu, em um encontro internacional de combate a crimes marítimos, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Dentre os presentes estiveram agentes da Polícia Federal, membros do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e promotores dos três países convidados, que exerceram o papel de observadores nos procedimentos operacionais apresentados.
O evento contou com debate de ideias, troca de informações e experiências no combate aos crimes transnacionais e um simulado de abordagem a traficantes de drogas, que ocorreu na margem brasileira do Rio Paraná. O objetivo da ação foi promover a integração entre as forças de segurança que atuam nas áreas de fronteira.
Na oportunidade, os agentes foram apresentados à realidade da Tríplice Fronteira, com destaque para as formas de atuação de quadrilhas e mecanismos usados no combate e repressão ao tráfico de entorpecentes em várias vertentes.
Com o bom resultado, os organizadores do evento preveem, ainda para este ano, a realização de um novo encontro, com a participação de policiais e militares de outros países para intensificar a integração e cooperação entre as agências de segurança dos países sulamericanos.
- Da redação com DPF / Foto: Polícia Federal