Ministério da Justiça autoriza permanência da Força Nacional até 2025 em Foz do Iguaçu
Por meio de uma portaria publicada no Diário Oficial da União, na última sexta-feira (9), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) prorrogou a atuação da Força Nacional em Foz do Iguaçu até 13 de fevereiro de 2025.
As equipes, que já vem reforçando a segurança na cidade há vários meses, continuarão colaborando em abordagens na Ponte Internacional da Amizade e em operações desencadeadas pelas demais forças de segurança na fronteira.
O objetivo da decisão é ampliar o combate à criminalidade, com repressão ao contrabando e descaminho, e ao tráfico de armas, drogas, munições, medicamentos e outros produtos. O trabalho da FN também inclui a manutenção da ordem publica, exercendo ações de Polícia Judiciária e Técnico-Científica.
A tropa, composta por 80 agentes, iniciou os trabalhos em Foz e região em dezembro de 2021 após um pedido do Governo do Paraná. A previsão inicial era de que as equipes ficariam na fronteira até março de 2022, mas o prazo foi estendido inicialmente até junho do mesmo ano.
A atividade do efetivo seguiu sendo prorrogada por outras vezes até o presente, destacando a importância do reforço. Entre as atividades atribuídas à Força Nacional estão a fiscalização, pontos de bloqueios, patrulhamentos e abordagens com o intuito de localizar criminosos e recolher ilícitos.
- Da Redação /Foto: divulgação