Mais de 200 policiais são mobilizados após novo alerta de plano de fuga na penitenciária de CDE

Mais de 200 agentes da Polícia Nacional de Alto Paraná foram mobilizados em uma operação, na segunda-feira (5), após um novo alerta de plano de fuga na Penitenciária Regional de Ciudad del Este, Paraguai. Uma denúncia sobre a organização dos detentos já havia sido feita no dia 22 de abril.

A apuração inicial era de que um grupo de integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) estaria em posse de armas de fogo no interior de um dos pavilhões do presídio, de onde seria comandada uma fuga em massa.

Diante do perigo, o Ministério da Justiça foi informado e rapidamente mobilizou tropas policiais para auxiliar em buscas na penitenciária. A ação resultou na localização de celulares, mais de 40 garrafas de bebidas alcoólicas, diversas facas artesanais, porções de drogas e outros materiais.

Nenhuma arma de fogo foi localizada nesta operação, entretanto, no dia 22 de abril, durante um bate-grade, foi apreendida uma pistola de calibre 9mm, três carregadores e 47 munições. Uma investigação está em andamento para obter mais detalhes sobre o grupo ligado ao PCC e as constantes denúncias de possíveis fugas.

Segundo as autoridades do país vizinho, a superlotação da unidade, que abriga cerca de 1.800 detentos, e as constantes evidências de corrupção dos agentes penitenciários são dois problemas graves que precisam ser combatidos. Moradores que residem nas proximidades do presídio cobram providências e temem rebeliões e outros atos de violência por parte dos presos.

  • Da Redação
  • Fotos: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *