Liberação ilegal de veículos apreendidos é alvo de operação do Gaeco em Foz

Equipes do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com o apoio da Polícia Civil, deflagraram na manhã de ontem (1°) a Operação Ubiquidade com o objetivo de desarticular um esquema de fraudes na confecção de laudos periciais e liberação ilegal de veículos apreendidos em diversas cidades do Paraná.

Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Foz do Iguaçu e Naviraí (MS). Na fronteira, as ordens foram executadas no setor de veículos da 6ª Subdivisão Policial e na sede de uma empresa de recuperação de veículos. Já no Mato Grosso do Sul, a ordem judicial foi destinada à Unidade Regional de Perícia e Identificação, vinculada à Polícia Científica do estado em questão.

Dentre os investigados há um policial civil, um perito e um empresário. Buscas pessoais e em endereços domiciliares ligados aos alvos também foram realizadas no âmbito da operação.

No trabalho, foram recolhidos celulares, equipamentos eletrônicos diversos, documentos (em especial, laudos com indícios de irregularidades), dinheiro em espécie e objetos ilícitos que serão submetidos à análise.

Investigação

Conduzida pelo Núcleo Regional do Gaeco de Foz do Iguaçu, a investigação que levou à operação dessa terça-feira teve início no mês de junho de 2023, com o intuito de averiguar inconsistências e possíveis fraudes na confecção de laudos periciais, executados pelo perito-chefe da Unidade Regional de Perícia e Identificação de Naviraí, vinculada à Polícia Científica do Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo as apurações iniciais, os laudos estariam sendo utilizados para a liberação ilegal de veículos apreendidos em diversas cidades do Paraná, especialmente em Foz, por meio da apresentação e utilização de documentos falsos e recebimento de informações privilegiadas repassadas, em tese, por agentes públicos.

  • Da Redação
  • Foto: Sesp

Liberação ilegal de veículos apreendidos é alvo de operação do Gaeco em Foz

(((delegacia))) Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo um deles no setor de veículos da Delegacia da Polícia Civil em Foz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *