Forças de segurança já apreenderam mais de 10 toneladas de drogas em Foz neste ano

Mais de 10,5 toneladas de drogas foram retiradas de circulação em Foz do Iguaçu neste ano, em flagrantes e operações executadas pelas forças de segurança na cidade e região. Boa parte das ações ocorreu em portos clandestinos às margens do Rio Paraná e Lago de Itaipu.

O balanço, divulgado pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), mostra que o maior volume corresponde à maconha prensada, que registra apreensões quase que diárias na fronteira.

No primeiro semestre os meses de maio e junho foram os mais expressivos com mais de 8 toneladas do entorpecentes recolhidas. De janeiro a junho as equipes policiais também apreenderam 23 quilos de cocaína, 3,7 quilos de crack e 53 comprimidos de ecstasy.

Apesar de expressivo, o montante de drogas retidas nos últimos seis meses sofreu uma pequena queda de 12% quando comparado ao mesmo período de 2022, quando foram recolhidas 12 toneladas de entorpecentes.

No levantamento da Sesp também é apontado que a maioria das apreensões realizadas neste ano ocorreram nas regiões dos bairros Três Lagoas e Vila Portes. Ambas as localidades possuem áreas que facilitam a fuga de suspeitos.

Em todo o Paraná foram 188,8 toneladas da droga retiradas de circulação. O aumento foi de 64,5% quando comparado com os primeiros seis meses do ano passado, quando foram apreendidas 114,7 toneladas de maconha.

O comparativo é bem mais expressivo em relação a anos anteriores. No primeiro semestre de 2021 foram retiradas de circulação 128,4 toneladas; em 2020, 109,6 toneladas; e em 2019, 53,2 toneladas. Já entre os anos de 2014 e 2018 a média de apreensão por semestre girou em torno de 43 toneladas.

  • Da Redação / Foto: Sesp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *