Forças de segurança fecham o cerco contra contrabandistas e batedores na fronteira

Em operação, equipes da Receita Federal e PF identificaram grupo que usava mais de dez veículos para desviar da fiscalização entre Foz e Cascavel

 

Equipes da Receita Federal do Brasil e Polícia Federal fecharam o cerco contra a atuação de contrabandistas e batedores nessa quinta-feira (16). Uma operação conjunta identificou e acabou com a atuação de uma quadrilha, que agia no transporte de mercadorias, lícitas e ilícitas, em Foz do Iguaçu e região.

O modus operandi do grupo foi identificado através de um trabalho de inteligência, que monitorou a atividade dos suspeitos com o uso de drones e de um helicóptero. Participaram do trabalho 14 agentes da RFB e PF.

Durante as investigações as equipes identificaram que os criminosos usavam mais de dez veículos para realizar viagens entre Foz e Céu Azul, além de monitorar as atividades dos órgãos de segurança. Os chamados batedores tinham a função de avisar os contrabandistas sobre fiscalizações na BR-277 e estradas vicinais. Por este motivo a ação foi batizada de “folia de batedores”.

A operação resultou na apreensão de um veículo carregado com diversos celulares, avaliados em um total aproximado de R$ 600 mil. Os aparelhos, segundo apurado, eram introduzidos no Brasil pela fronteira com o Paraguai sem o pagamento dos impostos, caracterizando o crime de descaminho.

O motorista do carro envolvido conseguiu fugir da abordagem após abandonar o utilitário em uma propriedade rural. Outros dois automóveis, que eram usados por batedores, foram recolhidos na ação. Os veículos e as mercadorias apreendidas foram encaminhados para o depósito da Receita Federal em Cascavel para os devidos procedimentos administrativos.

  • Da redação /Foto: Receita Federal

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *