Forças de segurança cumprem mandados de busca em Foz em ação para desarticular grupo de traficantes
Uma operação foi deflagrada na manhã de ontem (28) pela Polícia Federal, em conjunto com as policias Civil e Militar, para desarticular um grupo criminoso que atuava no tráfico interestadual de drogas. Dez mandados de busca e apreensão e quatro de prisão temporária foram cumpridos em Foz do Iguaçu e nas cidades catarinenses de Chapecó e Planalto Alegre.
A ação contou com a participação de 85 policiais e resultou na apreensão de diversos materiais, entre documentos, entorpecentes, armas, dinheiro e munições. As investigações que desencadearam a Operação Recidiva tiveram início em setembro de 2022 com base em denúncias.
De acordo com a polícia, as informações indicaram a existência de uma organização liderada por três irmãos de Chapecó, que agiam no transporte, distribuição e comercialização de drogas no Oeste de Santa Catarina. Os entorpecentes eram adquiridos com um fornecedor em Foz.
No decorrer da investigação foram realizadas algumas ações pontuais sobre as atividades do grupo criminoso. Em março foram apreendidos mais de R$ 200 mil em uma caminhonete, tripulada por dois dos investigados moradores de Foz.
Em julho, um investigado foi flagrado com R$ 10 mil em espécie em Chapecó. Ele negociava drogas, segundo os investigadores. Em agosto deste ano, também em Chapecó, 20 tijolos de cocaína foram encontrados escondidos no painel de um carro. A apreensão também tem relação com os investigados na ação dessa quinta.
Além do tráfico interestadual de drogas, os envolvidos podem responder por associação para o tráfico. As penas para os dois crimes podem ultrapassar a 35 anos de reclusão.
- Da Redação / Foto: Polícia Federal