Forças de segurança buscam suspeitos de furto e roubo de carros na fronteira
Uma nova fase da Operação 4×4 Fortuner foi deflagrada pela Polícia Civil em Foz do Iguaçu, na manhã de quarta-feira (16), com o apoio da Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Rodoviária Federal.
A ação visa identificar suspeitos de participação em um esquema de furto e roubo de veículos, especialmente caminhonetes, em toda a região de fronteira. No total, 12 mandados de busca e apreensão e de prisão foram expedidos. Um homem foi preso e encaminhado à delegacia local.
Iniciada em julho de 2024, as investigações que levaram à operação tiveram como base a constatação de um aumento considerável no volume de veículos subtraídos em Foz e região. No mês em questão, foram contabilizados 17 crimes. De acordo com dados do Centro de Análise e Planejamento Estatístico (Cape), da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp), os suspeitos tinham preferência por veículos da marca Hilux.
A primeira fase da ação foi desencadeada em novembro do ano passado. Já a segunda fase ocorreu em março deste ano, apontando a existência de uma nova organização criminosa, sem ligação com o grupo investigado anteriormente. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, sendo um em São Miguel do Iguaçu e dois em Joinville (SC).
O grupo, segundo a polícia, utilizava um modus operandi semelhante ao de outras quadrilhas para furtar veículos em Foz e revendê-los na região. Após os crimes, os integrantes retornavam ao destino, onde utilizavam os valores obtidos.
Um dos alvos, residente em Santa Catarina, já havia sido preso em flagrante pelo furto de um veículo Toyota/Hilux SW4 em Joinville (SC). O alvo de São Miguel do Iguaçu também já tinha sido preso em flagrante por tráfico de drogas em Guarapuava (PR).
- Da redação
- Foto: divulgação