Fiscalização apreende 30 toneladas de alho e 500 kg de doce de leite argentino em Foz
Os produtos foram encontrados em dois depósitos, em uma ação da Polícia Federal e Receita Federal; descaminho causa prejuízos à agricultura nacional
Uma grande carga de alimentos de origem argentina foi apreendida em Foz na manhã de ontem (18), em uma ação realizada pela Receita Federal e Polícia Federal. Ao todo foram recolhidos 30 mil quilos de alho e 500 quilos de doce de leite importados de forma irregular.
Os produtos foram encontrados em dois depósitos durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão. Em um dos locais a fiscalização localizou ainda uma máquina que era utilizada para reacondicionar o alho em embalagens diferentes das originais com o objetivo de apresentar a mercadoria com rótulo brasileiro.
O responsável pelo espaço não apresentou nenhum documento que comprovasse a importação legal desses alimentos. Por isso, toda a mercadoria foi recolhida e encaminhada à Alfândega da Receita Federal. A carga poderá ser doada ou destruída dependendo do resultado de um laudo técnico.
Esta foi à segunda apreensão de produtos argentinos na fronteira em apenas uma semana. No último dia 11 a Receita, juntamente com equipes da Vigilância Agropecuária do Ministério da Agricultura, recolheram 25 toneladas de alho e cebola em depósitos localizados no bairro Vila Portes.
Conforme apurado, a mercadoria entrava no Brasil por meio de caminhões. Para despistar a fiscalização, os depósitos eram caracterizados como espaços para acondicionar materiais recicláveis. A Receita ressalta que a importação ilegal de mercadorias para consumo, como o alho, causam diversos prejuízos à agricultura nacional.
- Da Redação / Foto: Receita Federal