Exército recupera pistolas que haviam desaparecido em batalhão no Oeste
As nove pistolas de calibre 9mm que haviam desaparecido no último domingo (17), no 33° Batalhão de Infantaria Mecanizado, em Cascavel, foram recuperadas nesta semana, em duas ações.
A primeira operação ocorreu na terça-feira (19), na região de Espigão Alto do Iguaçu, após a apuração de uma denúncia. Quatro armas foram localizadas em uma residência, onde o morador foi preso. Outra arma foi encontrada posteriormente em meio a um matagal, às margens da PR-484.
Em uma segunda ação pontual, na noite de quarta-feira (20), os militares encontraram as quatro pistolas restantes. As armas estavam escondidas em uma área desabitada, na zona rural de Santo Antônio do Sudoeste.
O caso está sendo investigado pela Policia Federal e pela 15ª Brigada de Infantaria Mecanizada. Em nota, o Exército afirmou o episódio é inaceitável e que os responsáveis pelo furto serão identificados e punidos, porém não deu maiores detalhes sobre o crime.
Militares que estavam de serviço no dia do desaparecimento das pistolas foram punidos disciplinarmente. Celulares foram recolhidos e uma operação de aquartelamento foi deflagrada juntamente com a intensificação da Operação Ágata para localizar as armas.
Ainda de acordo com o Exército, cerca de 1.600 militares estiveram envolvidos na megaoperação de buscas. Também auxiliam nas investigações equipes das Polícias Rodoviária Federal, Civil e Militar.
(Da Redação /Foto: 15ª Bda Inf Mec)