Com três crimes no final de semana, Foz já registra mais de 30 homicídios neste ano 

Com três crimes registrados neste final de semana, Foz do Iguaçu já contabiliza mais de 30 homicídios neste ano. Os dados foram repassados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), que também indicou a ocorrência de três feminicídios (homicídio praticado contra a mulher em situação de violência doméstica, menosprezo ou discriminação de gênero).

Os números, coletados entre 1° de janeiro e 21 de maio, já indicam que a fronteira deve ultrapassar o índice de crimes contabilizados no mesmo período de 2022, que registrou 33 homicídios e três feminicídios nos cinco primeiros meses do ano.

Os crimes mais recentes ocorreram nos bairros Lagoa Dourada e Jardim São Paulo. O primeiro caso foi registrado por volta das 18h de sábado (20), na Rua João Ganguilhet Filho. Um homem foi executado com mais de 10 tiros de pistola 9mm. Após os procedimentos a vítima foi identificada como sendo Maicon Charles Lima dos Santos, de 22 anos.

De acordo com a Polícia Civil, que apura o caso, os disparos atingiram, principalmente, as costas do rapaz, que teria sido surpreendido por dois suspeitos em uma motocicleta.  O motivo do assassinato está sendo apurado.

O outro crime ocorreu na madrugada dessa segunda-feira (22), no cruzamento das ruas Monsenhor Guilherme e Alziro Zarur, nas proximidades da Praça da Bíblia. Um homem, que seria morador de rua, foi executado com dois tiros e pedradas na cabeça. Sob o corpo da vítima, identificada apenas como “petróleo”, foi localizado um paver. O corpo foi recolhido ao Instituto Médico-Legal (IML), onde aguarda identificação oficial.

Conforme o delegado Geraldo Evangelista, que registrou as ocorrências, a polícia está coletando informações para identificar os suspeitos e os inquéritos tem o prazo de 10 dias para serem concluídos. Além das duas mortes, também foi registrada uma tentativa de homicídio na Vila Maracanã, na noite de domingo (21), onde um homem foi socorrido em estado grave após ser alvejado por três tiros.

A Polícia Civil informou que fornecerá maiores detalhes sobre os crimes computados em Foz apenas após o fechamento do 1° semestre. No último balanço, divulgado em janeiro, foram apresentados os dados do ano passado, que contabilizou 78 assassinados, sendo três deles caracterizados como feminicídios. O índice de elucidação foi de 73%.

 

Caso brutal

Dentre os crimes com grande repercussão neste ano, destaca-se um bastante recente no qual três jovens, sendo dois homens e uma mulher, foram executados a tiros e tiveram os corpos esquartejados. Os restos mortais foram enterrados em diferentes locais dentro de uma mata, na região do bairro Cidade Nova.

A mulher, de acordo com a polícia, seria ex-companheira do suspeito do crime. Durante uma briga ele teria atirado contra ela. Os dois homens tentaram defender a jovem e também acabaram alvejados.

Uma quarta vítima, que conseguiu escapar do assassino, contou detalhes do crime à polícia. Testemunhas foram ouvidas e partes dos corpos foram recuperadas após dias de busca com o auxílio de cães farejadores. A polícia informou que as investigações ainda estão em andamento, mas que de forma preliminar, se trata de um feminicídio, seguido por duplo homicídio qualificado.

 

Feminicídios

À título de conhecimento, a separação entre homicídios dolosos e feminicídios somente começou a ocorrer em 2020, por parte da Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp). Enquadram-se nessa categoria crimes motivados por questões de gênero.

Dos três crimes contabilizados neste ano, um teve maior repercussão pelo modo da ocorrência. O caso foi registrado em abril, no bairro Vila Yolanda. Na ocasião, uma mulher, de 44 anos, foi morta a tiros pelo então companheiro, de 49 anos.

Depois de disparar contra a vítima o suspeito atirou contra a própria cabeça. Ele chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital. O crime teria ocorrido durante uma discussão.

  • Da redação / Foto: divulgação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *