Capitania Fluvial reúne autoridades Nacionais em encontro sobre a segurança da navegação 

A Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), em Foz do Iguaçu, foi sede na última semana do 76° Comitê Técnico da Hidrovia Tietê-Paraná, um evento que ocorre semestralmente e é de grande relevância para a navegação brasileira. O encontro contou com a presença do presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambientes e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Rodrigo Agostinho.

Também participaram do evento, representantes da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Comando do Oitavo Distrito Naval, Delegacia Fluvial de Guaíra, Delegacia Fluvial de Presidente Epitácio, Agência Nacional de Águas (ANA), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT/SP), Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo, e Transtietê Navegação e Transporte e Mineração Mercantil Maracaju.

A reunião teve como tema “As plantas aquáticas e a segurança da navegação aquaviária”, com o objetivo de trocar experiências e conhecimentos sobre diversos temas referentes à Hidrovia Tietê-Paraná e seus afluentes navegáveis. Os integrantes do comitê são especialistas da navegação de várias organizações civis e militares.

A Hidrovia Tietê-Paraná desempenha um papel crucial como uma rota vital para o transporte de mercadorias, produtos agrícolas e pessoas para os países vizinhos. Ela está integrada a um amplo sistema de transporte multimodal, sendo uma importante opção como corredor de exportação.

A hidrovia cobre os Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul, além de uma região abrangendo 77 milhões de hectares, onde quase metade do Produto Interno Brasileiro (PIB) é gerado. Além disso, a mesma conecta áreas de produção aos portos marítimos e, no sentido oposto, abastece os principais centros do Mercosul.

  • Da Redação /Foto: divulgação CFRP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *