Ação da Polícia Federal apreende 50 galões de azeite de oliva adulterado
Equipes da Polícia Federal apreenderam um carregamento de azeite de oliva adulterado, em uma ação de combate ao contrabando e descaminho realizada na tarde de terça-feira (20), em Foz. O produto foi trazido da Argentina e seria comercializado em território nacional.
Segundo a PF, foram recolhidos 50 galões de azeite. A mercadoria foi encontrada em um veículo, abordado em um desvio nas proximidades da aduana da Ponte Internacional Tancredo Neves.
O motorista tentou despistar os agentes, mas acabou detido. O azeite foi encaminhado à Alfândega da Receita Federal para a destinação correta. Ainda de acordo com a polícia, o produto recolhido tem emblema da marca Valle Viejo, que já foi alvo da Operação Lampante, em maio.
Na oportunidade foram cumpridos mandados de busca e apreensão na residência de um casal. Eles importavam o azeite de forma irregular da Argentina e revendiam pela internet para diversas regiões no Brasil.
Conforme as investigações, a marca Valle Viejoestá com comercialização suspensa pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) desde 2021. Laudos periciais realizados anteriormente apontaram que o produto em questão é uma mescla de óleos de soja e girassol e apresentou acidez de 5,2%. De acordo com as normas brasileiras, o azeite se torna impróprio para consumo humano quando a acidez é superior a 2%.
Durante a apuração do crime a polícia realizou contato com os representantes legais detentores da marca que descartaram qualquer relação com o produto comercializado. A suspeita é que tal produto seja envasado em Puerto Iguazú e introduzido ilegalmente no país. Todas as amostras apreendidas pela PF e demais órgãos aduaneiros apresentaram adulterações.
- Da Redação /Foto: Polícia Federal