14° BPM causou “prejuízo” de mais de R$ 14 milhões ao tráfico em 2022
Mais de 12,1 toneladas de drogas foram apreendidas pelas equipes do 14° Batalhão de Polícia Militar em 2022, em Foz do Iguaçu e região. O grande volume é resultado de operações, flagrantes e ações realizadas de forma individual e também com o apoio de outras forças de segurança.
A maior parte do montante corresponde à maconha. Somente desta droga foram recolhidas 12.024 quilos. Na lista ainda aparecem 74 quilos de cocaína e 20,8 quilos de crack. Conforme o balanço, com estas apreensões a PM causou um “prejuízo” de mais de R$ 14 milhões ao tráfico.
“O total de maconha retirado de circulação é equivalente a mais de uma tonelada por mês. Este entorpecente normalmente tem como destino a capital e outros estados do país. O trabalho da PM, juntamente com outras forças de segurança, é fundamental para frear este mercado ilícito”, destacou a PM.
Além das drogas, as equipes também recolheram 264 armas de fogo, entre revólveres, pistolas, carabinas e outros tipos. Muitas destas armas estão ligadas a outros crimes, como homicídios, roubos e latrocínios. A apreensão deste tio de material contribui para reprimir a ação de criminosos em diversas frentes.
Vinculadas a diversas ações e crimes, a Polícia Militar também registrou a prisão de 1.362 pessoas e recuperou 405 veículos, produtos de furtos e roubos na fronteira e em outras cidades.
Muitos carros e motos, subtraídos em outros municípios, são trazidos para Foz para serem enviados ao Paraguai, onde tem as peças retiradas e vendidas em desmanches. As fiscalizações realizadas pela PM, com base em levantamentos de inteligência, contribuíram bastante para o bom resultado.
Operações
Ao longo do ano passado a PM de Foz deflagrou diversas operações com o intuito de reforçar a segurança, frear o furto de fios de cobre, localizar foragidos da Justiça e reduzir o índice de roubos e furtos no comércio, contrabando, tráfico e descaminho, além de outros crimes.
Dentre os trabalhos destacam-se a Operação Saturação, Operação Fecha Quartel, Operação Sinergia, Operação Natal, dentre outras. A maioria das ações contou com o apoio da Polícia Civil, Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e outras forças.
Nas ações os policiais trabalharam em diversas frentes, em bloqueios viários, abordagens policiais, patrulhamentos terrestres e aquáticos, além do aumento do policiamento em áreas sensíveis, como forma de minimizar práticas ilícitas.
“Os resultados refletem os esforços dos órgãos de segurança empenhados, que em ações conjuntas e coordenadas, trazem para a sociedade um ambiente mais seguro e pacifico de convivência”, ressalta a PM.
Denúncias
A população pode colaborar com o trabalho da PM e ajudar a aumentar o índice de combate à criminalidade através de denúncias. As informações podem ser repassadas através do telefone 181 e também pelo aplicativo 190, que está disponível para download nas plataformas Android e IOS.
Da redação
Fotos: divulgação 14° BPM