Playground pode ser montado na área interna ou externa

PF e Força Nacional apreendem 800 kg de maconha no Jardim Jupira
4 de maio de 2019
Foz do Iguaçu Futebol Clube estreia neste sábado na Série D longe de casa
4 de maio de 2019

Playground pode ser montado na área interna ou externa

Pular, correr, subir e escorregar. Nada melhor do que brincar quando se é criança, mas aí vem o dilema: como oferecer um espaço adequado de divertimento para os pequenos dentro de casa? A solução está em um playground.

Em tempos de superexposição às telas e cada vez menos espaço para o brincar, um playground em casa é a opção certeira para os papais que buscam oferecer uma infância de qualidade para os filhos. O playground pode ser montado na área interna ou externa da casa e não se preocupe com o tamanho do espaço que você tem disponível, a brincadeira pode acontecer em poucos metros quadrados. Veja a seguir dicas valiosas de como montar um playground super legal para a criançada.

 

Dicas para montar o playground

  • Faça um rascunho do espaço onde será montado o playground e com base nesse desenho vá inserindo cada um dos brinquedos, assim fica mais fácil determinar o que entra e o que não entra no play;
  • Ainda falando sobre espaço, é importante manter uma área livre de circulação para os pequenos, de modo que eles consigam se movimentar tranquilamente e possam desenvolver as próprias brincadeiras;
  • Escolha os brinquedos de acordo com a faixa etária das crianças;
  • Explore cores, formas e texturas no playground, isso é ótimo para estimular a criatividade das crianças;
  • Deixe que as crianças participem da montagem e escolha dos brinquedos, elas vão se divertir ao fazer parte desse projeto;
  • Caso não tenha espaço externo para montar um playground, considere a opção de fazê-lo dentro de casa mesmo. Um playground interno pode ser montado dentro do quarto da criança ou em algum cômodo não utilizado, se pensar bem verá que sempre tem um cantinho disponível para o lazer dos pequenos;
  • Proporcione às crianças brinquedos que estimulem a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento da coordenação motora; deixe de lado as opções eletrônicas e automáticas;
  • O espaço destinado ao playground deve ser livre de objetos e materiais perigosos, como ferramentas, por exemplo. Lembre-se que esse é um espaço destinado especialmente para as crianças e deve ser seguro para elas;
  • Escadas, muros baixos e declives no terreno devem receber uma atenção especial para não comprometer a segurança do playground.

 

Quais brinquedos usar no playground?

Sempre que se pensa em playground logo vem na cabeça os brinquedos clássicos, como escorregador, balanço e gangorra. Mas será que as opções acabam por aqui? Claro que não. Confira a lista abaixo com opções de brinquedos para o playground:

  • Caixa de areia;
  • Trepa-trepa;
  • Parede de escalada;
  • Tabela de basquete;
  • Amarelinha;
  • Corda;
  • Jogo de dardos;
  • Área para pintura e desenho;
  • Caixa de brinquedos (carrinhos, bola, bonecas etc).

 

Segurança no playground

Segurança é tão importante como diversão. Por isso, não descuide desse item tão importante. A dica aqui é buscar por pisos que amorteçam possíveis impactos e quedas. Os mais indicados são os emborrachados, mas você também pode usar grama sintética.

Os brinquedos com altura acima de 60 centímetros devem contar com um reforço ainda maior no piso, para isso providencie colchonetes, daqueles usados em academia, por exemplo. Atente-se ainda para a qualidade dos materiais com que os brinquedos foram produzidos e o estado de conservação dos mesmos, especialmente no caso de optar por um playground usado. Peças em madeira podem se deteriorar com o tempo, portanto, deixe sempre em dia a manutenção do playground.

Os brinquedos de plástico, por sua vez, tendem a aquecer demais quando expostos ao sol e, com isso, podem até causar queimaduras nas crianças, nesse caso, evite o uso nos horários mais quentes do dia ou, então, instale-os em locais de sombra.

 

Tipos de playground e onde comprar

Existem diferentes tipos de playground disponíveis no mercado. Os mais comuns são os fabricados em plástico, mas ainda existe a opção dos brinquedos em madeira, bambu e metal.

Outra alternativa muito interessante é o playground feito com materiais recicláveis. Vale apostar em pneus para fazer balanços, gangorras, escalada entre outros brinquedos. Os canos de PVC também se revelam ótimos brinquedos, com eles é possível montar um trepa trepa e a estrutura da piscina de bolinhas, por exemplo.

Pela internet você encontra todo tipo de brinquedos para playground, muitos, inclusive, em promoção. O site do Mercado Livre e das lojas Americanas, por exemplo, concentram grande parte dos vendedores de playground.

Ainda pela internet é possível localizar fabricantes de brinquedos para playground em madeira, caso opte por esse tipo de material. Mas anote essa dica: faça uma boa pesquisa de mercado antes de comprar os brinquedos, a diferença entre os preços é muito grande.

Reportagem: Decor Fácil

Foto:  Esi Grünhagen-Pixabay

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA