Planejamento é fundamental para fazer uma cozinha compacta

Estudo mostra que adolescentes de faixas carentes estão mais obesos
11 de julho de 2019
Novos helicópteros reforçarão trabalho da polícia do Paraná
11 de julho de 2019

Segredo é pensar, estruturar e planejar de modo que se obtenha o melhor aproveitamento dos espaços

A cozinha compacta é uma pequena e fundamental parte da casa. E, muito mais do que pode parecer, as cozinhas compactas não se limitam ao seu tamanho reduzido. Esse tipo de cozinha sabe como ninguém tirar proveito do pouco espaço que tem disponível para transformar o ambiente em um local cem por cento bonito, prático e funcional.

Sabe por quê? O grande truque de uma cozinha compacta chama-se planejamento. Isso mesmo. Essa palavrinha define muito bem esse tipo de cozinha. Com planejamento é possível criar uma cozinha dos sonhos, mesmo que ela seja bem pequenininha. Confira a seguir todas as dicas para que você comece hoje mesmo a planejar sua cozinha compacta.

 

Rabisque, rascunhe, planeje

Como já mencionado anteriormente, o segredo de uma cozinha compacta chama-se planejamento. Acontece que esse planejamento precisa ser feito antes mesmo de você comprar o primeiro eletrodoméstico ou o primeiro armário. Tudo deve ser pensado, estruturado e planejado de modo que se obtenha o melhor aproveitamento possível dos espaços, bem como você tenha condições de analisar os principais pontos positivos e negativos do ambiente, como por exemplo, há luz natural em abundância? Há ventilação? Qual o formato da cozinha – quadrada, retangular? Ela é integrada aos demais ambientes da casa, como sala de estar ou de jantar? Responda a todas essas perguntas e rascunhe tudo em um papel para visualizar melhor todas as características da sua cozinha.

 

Ilumine

Feito o planejamento inicial é hora de pensar na iluminação da cozinha compacta com muito amor e carinho. Uma iluminação bem feita e bem pensada pode operar milagres em ambientes pequenos. A dica aqui, portanto, é: se tiver uma boa entrada de luz natural tire proveito disso e permita que essa luz invada o ambiente, mas se não tiver essa possibilidade, aposte em uma iluminação artificial bem distribuída, com pontos centrais e pontos indiretos para valorizar a decoração, usando, por exemplo, fitas de led nas prateleiras e luminárias sob o balcão. E mesmo que você tenha uma boa entrada de luz natural, também vale a pena apostar em uma iluminação indireta para garantir um clima acolhedor e aconchegante na cozinha durante a noite.

 

Atenção aos revestimentos

Os revestimentos, seja qual for eles, são parte integrante de qualquer cozinha, afinal eles ajudam na limpeza e decoração do espaço. E já que não tem como fugir deles, a dica é optar por revestimentos em tons claros, especialmente para o piso, já nas paredes, evite utilizar revestimentos com muita informação visual. Caso opte por algo desse tipo, escolha apenas uma faixa de parede para inserir o revestimento mais colorido e estampado. Uma boa sugestão para quem deseja uma cozinha compacta moderna é apostar nos azulejos de metro que estão super em alta e garantem uma decoração clean e suave. Já para quem prefere um toque mais rústico e acolhedor, pode investir em porcelanatos amadeirados, que trazem o conforto da madeira unindo a praticidade de um piso de cerâmica.

 

Cores para ambientes compactos

Outro truque para valorizar uma cozinha compacta é apostar nas cores claras e neutras, como os tons de Off-white e os tons terrosos, por exemplo. Deixe as cores mais fortes e vibrantes para compor detalhes. Se você deseja, por exemplo, uma cozinha compacta vermelha, opte por colocar essa cor nos eletrodomésticos e utensílios, mantendo a base branca. O mesmo vale para quem sonha com uma cozinha compacta preta. Na dúvida, vá de cozinha compacta branca e insira cores de modo equilibrado e harmônico, tomando sempre o cuidado de não sobrecarregar o espaço que já é pequeno.

 

Do vidro a madeira

As cozinhas compactas se beneficiam muito de materiais como o vidro, a madeira e o aço inox, além de modernos, elegantes e atemporais, esses materiais ajudam a criar uma sensação de amplitude no espaço, especialmente o vidro, graças a sua transparência.

 

Móveis e armários para a cozinha compacta

Os móveis e armários para cozinha compacta podem te render uma bela dor de cabeça. Isso porque dificilmente você vai conseguir encontrar móveis prontos que se encaixam perfeitamente no espaço que você tem disponível. A solução então qual é? Recorrer a uma cozinha compacta planejada. Sim, vai te custar um pouco mais caro, é verdade. Mas pense no custo-benefício. Uma cozinha planejada vai otimizar por completo o seu espaço e vai garantir a beleza e a funcionalidade necessárias ao espaço.

 

Não se esqueça da bancada

E é claro que a cozinha compacta vai precisar de uma bancada, afinal, é nela que tudo acontece: o preparo dos alimentos, a lavagem da louça, entre outras coisas do dia a dia. Geralmente, a primeira ideia que passa na cabeça é fazer uma bancada de granito, que é o material mais utilizado para essa finalidade. Mas há outras possibilidades, como o Silestone, o aço inox e até mesmo a madeira. Lembre-se ainda que a bancada também pode servir como apoio para diversos objetos e eletrodomésticos.

Reportagem: Decor Fácil / Fotografia: Solomon Rodgers/Pixabay

Share

Leia mais sobre este conteúdo e outras informações na edição impressa.

GDIA