Palavra Livre

Nomes da Itaipu

Enio Verri (diretor-geral), Carlos Carboni (diretor de coordenação), Luiz Fernando Delazari (diretor jurídico), Pedro Guerra (diretor financeiro), Paulo Porto (diretor administrativo), Michele Caputo (conselheiro), Rui Costa (conselheiro), Fernando Haddad (conselheiro), Mauro Vieira (conselheiro) e Alexandre Silveira (conselheiro). Faltam definir ainda um nome para o conselho de administração da Itaipu Binacional e para o PTI. (foto 1)

 

Obras pedágio

Alci Rotta, vice-presidente do Programa de Desenvolvimento do Oeste do Paraná, defendeu em entrevista ao jornalista Dante Quadra, na Rádio Cultura, que a Itaipu Binacional custeia as obras de duplicação das rodovias que serão pedagiadas no Paraná.

 

Reconhecimento

“A nossa família está contente. É um reconhecimento pelo que ele fez não só em Foz do Iguaçu como no Paraná. Dobrandino foi deputado estadual, líder do Governo e presidente do MDB estadual. É um reconhecimento pelo trabalho, pela dedicação dele nestes anos todos. Estamos muito felizes em poder enaltecer esta gentileza, esta espontaneidade do deputado Oziel, o Batatinha. É um presente que ele está dando ao meu pai e a nossa família, este reconhecimento do legislativo estadual pelo trabalho dele” – de Sâmis da Silva, ex-prefeito e filho de Dobrandino da Silva.

 

Dobrandino da Silva

A Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Oziel  Luiz de Souza, o Batatinha (MDB), para envio de voto de congratulaÁıes e certificado de menção honrosa ao ex-prefeito Gustavo Dobrandino da Silva (MDB), pelos “valorosos préstimos aos munÌcipes” de Foz do Iguaçu. Dobrandino foi eleito primeiro prefeito do município de região de fronteira, após o fim da ditadura militar em 1985″, diz trecho da matéria do GDia.

 

Audiência pública

A vereadora Anice Gazzaoui (PL) propôs uma audiência pública para debater sobre a violência contra a mulher. O encontro será nesta sexta-feira, 10, na Câmara Municipal. “Dados da Organização Mundial da Saúde, uma em cada três mulheres é submetida à violência física ou sexual por parte de seu parceiro ou violência sexual por parte de um não parceiro ao longo da vida”, disse Anice.

 

Aleitamento materno

A vereadora Yasmin Hachem (MDB) apresentou projeto de lei para que as mães tenham direito de amamentar seus filhos até os 12 meses de idade durante a realização de concursos públicos realizados pela prefeitura. “A nossa intenção é garantir o acesso aos concursos públicos às mães, sem que elas precisem escolher entre realizar uma prova de concurso ou garantir a amamentação de seu bebê”, disse Yasmin.

 

ExpoParanavaí

O governador em exercício Darci Piana (PSD) participa nesta quinta-feira (9) de reunião com prefeitos da Amunpar na ExpoParanavaí, que está em sua 51ª edição. Ele também fará uma visita aos estandes. Neste ano a feira chama a atenção do público para a sustentabilidade com o lema “Somos agro, somos sustentáveis”. O evento conta com a parceria da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, IDR-PR, Adapar e empresas públicas como Copel, Compagas e Sanepar.

 

Redução de imposto

O Senado aprovou a MP que reduziu para 6%, o imposto que atinge transações internacionais intermediadas por agências de viagem e demais operadoras de turismo brasileiras. A alíquota em vigor desde 2020 era de 25%. A redução tem por objetivo incentivar a recuperação do setor turístico brasileiro, um dos negócios mais prejudicados durante a pandemia de covid-19. A MP segue agora para promulgação.

 

Viagens

A medida pode baratear produtos e serviços internacionais vendidos por agências de viagem brasileiras, como pacotes turísticos, reservas de voos e hotéis, passeios e cruzeiros marítimos, por exemplo. Segundo a senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), relatora da MP,  poderão ser atendidas as mais de 35 mil agências de turismo brasileiras, que geram mais de 350 mil empregos.

 

Pacote

Na avaliação de Daniella, a MP vai ajudar a reduzir o preço dos pacotes de viagem internacionais oferecidos por agências brasileiras, bem como de reservas de hotéis e contratação de passeios no exterior. A senadora afirmou também que a redução do imposto vai aumentar a competitividade das agências de turismo brasileiras frente às agências estrangeiras, ajudando na manutenção e geração de empregos.

 

Cadeia

“De acordo com a Organização Mundial do Turismo, a cadeia produtiva envolve cerca de 52 setores da economia, como transportes, hotelaria, construção, alimentos e bebidas, eventos, publicidade, entretenimento, agenciadoras de turismo, operadoras de turismo, receptivos e os mais diversos tipos de fornecedores”, disse a senadora.

 

Papel central

Ainda segundo Daniella Ribeiro, as operadoras de turismo e agências de viagens têm papel central no setor turístico, além de “permitir intercâmbio cultural valiosíssimo, sendo um setor que promove uma verdadeira transformação social”.

 

Reorganização

Em entrevista aos jornais do Paraná, a qual a coluna teve acesso, o deputado federal Beto Richa, presidente do PSDB do Paraná, adianta que o partido terá convenções municipais em agosto e que até lá a sua principal tarefa é reorganização dos diretórios das 399 cidades do Paraná. “Nas eleições de 2024, o PSDB está disposto a conversar com todas as forças democráticas. Respeitadas as condições locais, vamos buscar o diálogo com os partidos que estiveram dispostos a construir conosco chapas competitivas de candidatos a prefeito, candidatos a vice e candidatos a vereadores”.

 

Sem perdão

O que o tucano não perdoa são as ações deletérias do ex-procurador Deltan Dallagnol, deputado federal do Podemos, e do ex-juiz Sérgio Moro, senador do União Brasil, que comprometeram sua eleição ao Senado em 2018. “Há muitos detalhes que ainda vão aparecer nessa longa lista de irregularidades e crimes cometidos pela Lava Jato. Pode esperar. Teremos novidades, mais esclarecedoras ainda num curto espaço de tempo. E é preciso que isso venha a público para que essa gente não continue a enganar a população”.

 

Sem alinhamento

Beto Richa diz ainda que o PSDB não fará oposição sistemática, mas que o partido não terá alinhamento automático ao governo Lula e que o principal nome tucano para as eleições presidenciais de 2026 é do governador Eduardo Leite (RS).

 

  • Zé Beto Macxiel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *