Palavra Livre

Bilhetagem

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) formou uma comissão especial de avaliação da prova de conceito para a licitação do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo. Da comissão, fazem parte Gilberto Couto (Secretaria da Tecnologia da Informação), Robson Lima Souza (Foztrans) e Dyorgenes Villar da Silva (Desenvolvimento e Transportes Públicos).

 

Sou candidato

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), será candidato à presidência da AMP (Associação dos Municípios do Paraná). A eleição será em março. A candidatura de Paranhos foi lançada pela Amop durante o Show Rural da Copavel e tem apoio do governador Ratinho Junior (PSD).

 

Candidato II

Outro candidato é o atual vice-presidente da AMP, Edimar Santos (PSD), prefeito de Santa Cecília do Pavão. O Palácio Iguaçu e prefeitos vão tentar o consenso entre as duas candidaturas.

 

Risden e Samek

Durante o Show Rural da Copavel, o atual DGB da Itaipu Binacional, Anatalício Risden, encontrou o ex-presidente da binacional, Jorge Samek, produtor rural na região oeste.

 

Já acertadas

Os nomes para duas diretorias da Itaipu Binacional – Coordenação e Jurídica – já estão acertados. Faltam definir os nomes de outras três – Administrativa, Financeira e Técnica – e do superintendente do PTI. O MDB quer indicar o nome ao PTI.

 

Candidato a prefeito

Que dobradinha nada. O deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos) deve se lançar candidato a prefeito de Curitiba em 2024 e pretende ser a alavanca na RMC em 2026 para a candidatura ao Governo do Estado do senador Sérgio Moro (União Brasil).

 

Candidatos

Dallagnol deve enfrentar as candidaturas de Eduardo Pimentel (PSD), Ney Leprevost (União Brasil), Carol Dartora (PT) e Eduardo Martins (PL).

 

Não procede

Eduardo Martins já estaria se alinhando a Dallagnol, mas dirigentes do PL insistem na ação que pede a cassação do juiz Sérgio Moro. “Não há a menor hipótese (de desistência da ação)”, disse o presidente do PL, deputado federal Fernando Giacobo.

 

Ao Senado

Giacobo adiantou que as principais cidades do Paraná – Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu – terão candidatos a prefeito. Se emplacá-los, Giacobo fortalece sua candidatura ao Senado.

 

Senado II

Quem espera disputar o Senado em 2026 é a deputada federal, Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT. O petismo deve trabalhar pelo nome do deputado Arilson Chiorato para o Governo do Estado.

 

Pré-candidato

Uma ala do PT em Foz do Iguaçu diz ter apoio para lançar novamente o professor Luiz Henrique Dias candidato a prefeito em 2024. Dias é atual diretor-geral da Câmara Municipal e o grupo espera receber apoio dos petistas que se instalarão na Itaipu Binacional. Em 2020, Luiz Dias foi candidato a prefeito e fez 2.884 votos, a sexta colocação.

 

Tô na área

Quem também avalia a pré-candidatura a prefeito de Foz do Iguaçu é o empresário José Elias Castro Gomes, ex-secretário de Governança e Transparência. José Elias vem conversando com os partidos, entre eles, o PV, e diz que Foz precisa de “choque de gestão”.

 

CCJ da Alep

Se a eleição fosse hoje para a presidência da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Assembleia Legislativa, o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) teria nove votos dos 13 parlamentares que integram a comissão. A outra candidatura é do deputado Tiago Amaral (PSD), filho do conselheiro do TCE, Durval Amaral. A eleição que seria na terça-feira, 7, foi transferida para segunda-feira, 13. Sete deputados já formalizaram apoio no papel à Romanelli.

 

Fevereiro Lilás

O Fevereiro Lilás é o mês de conscientização sobre as doenças raras no Paraná. A programação deste ano conta com simpósios, palestras e ações de saúde e mobilização em diversas cidades. A lei que institui o Fevereiro Lilás é da deputada estadual Maria Victoria (PP).  A deputada explica que as doenças raras afetam milhões de pessoas em todo o mundo. São geralmente crônicas, progressivas, degenerativas e incapacitantes.

 

Bandeira

“Essa é uma bandeira que levanto desde 2015 na Assembleia. Já tivemos avanços nos últimos anos como a criação da Política de Tratamento de Doenças Raras, a expansão da nossa rede de boa informação e de tratamento e a construção do Hospital da Criança de Maringá que contará com um Centro de Pesquisas de Doenças Raras; mas precisamos fazer mais e faremos”, pontua Maria Victoria.

 

Grande Itaipu

O governador Ratinho Junior (PSD) reforçou a importância da Itaipu Binacional no desenvolvimento do Brasil e do Paraguai e, em especial, do estado do Paraná. Ratinho visitou o estande da empresa no 35º Show Rural Coopavel, em Cascavel, e foi recebido pelo diretor-geral Anatalicio Risden Junior. “Além da sua missão de produzir energia para o Brasil e o Paraguai, Itaipu tem buscado cada vez mais uma participação ativa no desenvolvimento econômico e social de nosso estado”, afirmou.

 

Obras

“Temos obras históricas acontecendo, projetos ambientais importantíssimos. É um orgulho muito grande para nós termos essa grande hidrelétrica, umas das maiores geradoras de energia do mundo e uma empresa com responsabilidade com o local onde está”, completou.

 

Considerado

O Palácio Iguaçu recebeu considerações de dirigentes da Itaipu Binacional que procuram espaço no Governo do Estado. O Iguaçu anotou os nomes e ficou de pensar.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *