Palavra Livre

Tempo Integral

O Diário Oficial traz na sua última edição o decreto do prefeito Chico Brasileiro (PSD) que institui e regulamenta o Programa de Educação em Tempo Integral nas escolas públicas municipais de Foz do Iguaçu.

 

Integral II

Entre os 10 objetivos do programa está a expansão da educação em tempo integral nas escolas municipais e incentivar a participação da comunidade. O programa será implementado, por meio da realização de ações socioeducativas no contraturno escolar, em escolas, espaços socioculturais e comunitários, com carga horária mínima de três horas diárias.

 

Visita chinesa

Foz vai receber o embaixador da China, Zhu Qingqiao. entre os dias 4 a 6 de fevereiro. Neste período, o embaixador será declarado hóspede oficial do município.

 

Conferência de Saúde

A XIV Conferência Municipal de Saúde de Foz do Iguaçu será realizada nos dias 24 e 25 de março em espaço, ainda não definido, com capacidade de 750 participantes.

 

Nova secretária

A nutricionista Rose Meri da Rosa, que respondia interinamente pela Secretaria de Saúde, assumiu a pasta de forma definitiva. Rose Meri substitui a fisioterapeuta Jaqueline Tontini, que estava no cargo desde abril de 2022. “A saúde é uma pasta muito complexa e que exige decisões ágeis e certeiras. Mas temos muitos profissionais capacitados e vamos trabalhar sempre em conjunto com instituições como o Conselho Municipal de Saúde, e sempre ouvindo a população, para fazer um atendimento cada vez melhor aos iguaçuenses”, ressaltou.

 

Agradece

“Jaqueline teve um relevante papel e fez grandiosos esforços em um período que vivemos uma crise jamais imaginada antes, que foi a pandemia da covid-19. Agradeço por toda a sua contribuição e desejo à Rose um excelente retorno e sucesso neste novo desafio”, disse o prefeito Chico Brasieiro (PSD).

 

Avanços

“Tivemos muitos avanços positivos nesse período, e tenho a certeza de que tudo só foi possível com a união de muitas pessoas, em equipe que acredita que a ética e o trabalho público caminham de mãos dadas e que vale a pena agir com responsabilidade e clareza em busca do bem comum”, destacou Jaqueline.

 

Ocupação

O SindHotéis fez uma prévia da expectativa durante o feriado de carnaval – de 18 a 22 de fevereiro: resort (93%), 5 estrelas (66%), 4 estrelas (91%), 3 estrelas (49%), 2 estrelas (84%). A média ficou em 77%. Foz do Iguaçu tem 26 mil leitos.

 

Inclusão

Projeto da prefeitura, que será votado hoje na Câmara Municipal, prevê a inclusão do Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (Itai) no Conselho Municipal de Turismo. A inclusão já foi aprovada pelo Comtur.

 

Telessaúde

A Câmara Municipal vai votar o projeto do vereador Adnan El Sayed (PSD) que autoriza a prefeitura a implantar a telessaúde na rede municipal de saúde – Lei Jonathan Pliacekos.

 

Cidadão honorário

Projeto dos vereadores Adnan El Sayed (PSD), Alex Meyer (PP), Anice Gazzaoui (PL), Cabo Cassol (Podemos, Edivaldo Alcântara (PTB), Jairo Cardoso (União Brasil), João Morales (União Brasil), Kalito Stoeckl (PSD), Márcio Rosa (PSD), Ney Patrício (PSD) e Rogério Quadros (PTB) que concede o título de cidadão honorário de Foz do Iguaçu ao médico José Elias Aiex Neto.

 

Convocação

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) pediu a convocação extraordinária dos vereadores para votar a abertura de crédito adicional de R$ 2,2 milhões para contratação, através de processo seletivo, de merendeiras e motoristas de vans escolar por um período de seis meses.

 

Veto

Os vereadores devem analisar o veto do prefeito Chico Brasileiro (PSD) ao projeto do ex-vereador Valdir de Souza Maninho (PSC) que cria o Kit Maternidade “Bebê Iguaçuense”.

 

Novo mandato

O deputado Beto Richa (PSDB) assumiu seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados da federação formada com o Cidadania. O bloco elegeu 18 deputados federais. “Tenho a consciência de que precisamos contribuir decisivamente para a melhoria das condições de vida dos paranaenses e dos brasileiros”, disse Richa.

 

Quebra de sigilo

O corregedor do TRE, Mário Helton Jorge, indeferiu pedidos de buscas e quebras de sigilo na ação para cassação do mandato do senador Sérgio Moro (União-PR), proposta pelo deputado Fernando Giacobo (PL-PR). Segundo o magistrado, não haveria indícios de que os gastos não teriam sido razoáveis ou de que a pré-candidatura presidencial teria sido realizada para ganhar visibilidade e, depois, ser abandonada para um pleito de cargo menor.

 

Expulsão

O PSDB de São Paulo expulsou a jornalista e radialista paranaense Joice Hasselmann, ex-deputada federal. Joice fez uma série de críticas ao partido.  Em nota, o partido declara que “a postura arrogante da parlamentar e a forma como tratou pautas e princípios caros ao PSDB sempre trouxe desconforto a quem é tucano/tucana por convicção não por conveniência”, diz o texto.

 

Diálogo

Novo líder do PT, o deputado Zeca Dirceu (PR) aposta em uma relação de diálogo com o PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro e que terá a maior bancada da Câmara, com 99 parlamentares. “Da minha parte (a relação com o PL) será respeitosa e de diálogo e, quando necessário, de enfrentamento, de questionamento, de debate, dentro dos padrões que infelizmente no último governo não prosperaram. A gente estava perdendo o senso civilizatório nos últimos anos”, disse.

 

Senado

Senadores e deputados participam nesta quinta-feira (2) da sessão solene que inaugura os trabalhos do Congresso Nacional em 2023. Além dos parlamentares, a cerimônia marcada para às 15h no Plenário da Câmara deve contar com representantes dos Poderes Executivo e Judiciário.

 

Porte de arma

O governo do presidente Lula (PT) determinou que todas as armas no país sejam registradas no sistema da Polícia Federal, conhecido como Sinarm (Sistema Nacional de Armas). De acordo com as novas regras, as pessoas deverão realizar na PF os novos registros. E, no caso de armas de uso restrito, deverão ainda apresentar as armas nas delegacias da PF, com a comprovação do registro do Exército. O Governo dará o prazo de 60 dias, a contar de 1° de fevereiro, para que todas as armas sejam registradas.

 

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *