Palavra Livre
Unila
O novo DGB da Itaipu, deputado Enio Verri (PT), disse que o novo plano da ação da binacional será feito em parceria com a Unila.
Acabou o jogo
“Acabou o jogo, as torcidas têm que ir para casa tocar a vida. Nós estamos no palanque, toda hora Lula falando de Bolsonaro, toda hora Bolsonaro falando de Lula. Pare. Vamos parar, vamos trabalhar pelo Brasil”, do apresentador e empresário Carlos Ratinho Massa, pai do governador Ratinho Junior (PT), em entrevista à Folha de S. Paulo.
Torcer pelo Brasil
Ratinho pai afirma que é preciso “torcer para o Brasil” e que está à disposição a qualquer momento que Lula quiser conversar. “Nós estamos no mesmo navio. Eu não quero que o Lula seja um mau presidente, quero que seja um bom presidente”, afirma.
Banco de leite
O vereador João Morales (União Brasil) pretende incentivar as doações de leite materno ao Banco de Leite de Foz do Iguaçu através de campanhas de conscientização propostas no projeto lei apresentado na Câmara Municipal. “Nós temos uma demanda muito grande de crianças que precisam do aleitamento materno, assim como temos uma grande demanda de leite materno que outras famílias têm para doar”, alerta.
Assaí em Foz
A primeira loja da Assaí Atacadista em Foz do Iguaçu será aberta neste semestre próxima a Ponte da Amizade e vai criar 500 empregos. O foco é a venda de produtos do superatacado ao consumidor da tríplice fronteira, em especial ao do Paraguai.
Descontentes
Os vereadores da base do prefeito Chico Brasileiro (PSD) não estão satisfeitos com a articulação política entre a prefeitura e a Câmara Municipal feita pelo pastor Jefferson Bryner, responsável pela área no Executivo. Uma das broncas é de que o ex-vereador só conversa com a oposição. A bancada situacionista vai pedir ao gabinete da prefeitura uma nova composição nesta relação.
Agradeço, mas obrigado
Uma banca de advogados criminalistas de Foz do Iguaçu foi convidada para a defesa de participantes das manifestações bolsonaristas na região e agradeceu o convite, mas declinou. O problema não foi dinheiro, mas a origem.
Centro médico
O centro médico, em construção em Foz do Iguaçu em parceria com o Hospital Costa Cavalcanti, já está com sua estrutura pronta e começa a fase de acabamento do centro cirúrgico e os gabinetes de consultas e exames. A proposta é entregar o empreendimento ainda em 2023. O complexo instalará um centro cirúrgico com sete salas para cirurgias, leitos de recuperação anestésica, além ainda de suítes hospitalares.
Sem conversa
Não chamem para a mesma reunião política dos próceres da oposição. A divergência é grande quando se trata da eleição municipal de 2024. Enquanto um, quer uma frente ampla na disputa, outro quer botar para rachar com bloco próprio na rua. “Ele acha que a adesão se dará por osmose, já foi esse o tempo e temos que pensar o que é melhor para cidade fragmentada nas eleições de outubro”.
Posição firme
O deputado Requião Filho (PT) diz que seu pai, ex-senador Roberto Requião (PT), e ele têm “cobrado posições mais firmes e fortes do governo federal e algumas pessoas tem se assustado como isso. (…) Nós apoiamos o Lula mesmo antes de estar dentro do PT e agora cobramos que o discurso feito na campanha seja implementado. A gente não foi eleito para passar pano não, a gente foi eleito para defender o interesse público, o interesse brasileiro”.
Não é o mesmo
Para Requião Filho, o PT até o momento não tem demonstrado ser o mesmo partido que derrotou Jair Bolsonaro (PL) nas eleições. “Queremos posições firmes para que nossos empresários possam crescer sem ter que diminuir direitos trabalhistas e, isso significa, uma política econômica e tributária mais justa para o pequeno e médio empresário. Queremos ver a indústria nacional crescer, mas para isso, é preciso baixar tarifas de energia e baixar os preços dos combustíveis. Isso depende de uma mão firme e forte no governo federal. Precisamos reverter privatizações e queremos ver o PT ser aquele PT da campanha”, disse.
Tetra
O deputado federal eleito Deltan Dallagnol (Podemos) está afim de trocar a equipe jurídica do partido no Paraná, o que causa constrangimento interno. A jornalista Luana Patriolino, do Correio Braziliense, disse que Dallagnol estaria planejando levar a ideia para a direção nacional do partido por acreditar que o corpo atual de advogados não está preparado para defendê-lo nos processos sobre o seu registro de candidatura e o excesso de gastos na campanha eleitoral. Outra insatisfação estaria ligada ao fato de Dallagnol ser ligado ao senador eleito Sergio Moro (União Brasil), que teve uma saída conturbada do partido.
Novo plano
O plano de ação de Antonio Gilberto Deggerone, novo presidente da Associação Comercial do Paraná, prevê ampliar a atuação de vice-presidentes e diretores junto aos demais setores da sociedade e poder público. “A presença da ACP, através de seus diretores, partirá de uma visão assertiva e colaborativa em cada momento. Esta troca de experiências e contatos contribuirá para encontrar soluções que contribuam para o atendimento de pleitos em favor de nossos associados e da comunidade em geral”, disse.
A pagar
O governo Bolsonaro deixou R$ 255,2 bilhões em despesas contratadas e não pagas para 2023. Chamados tecnicamente de restos a pagar, os valores são transferidos de um ano para outro e se transformam em um “orçamento paralelo”, competindo por espaço com os novos gastos.
Alexandre e Eduardo
Alexandre Curi (PSD) e Eduardo Pimentel (PSD) são as apostas da renovação da política paranaense. Curi, com apenas 43 anos, parte para seu quinto mandato na Assembleia Legislativa e será novamente 1º secretário da Casa. Já Pimentel, 38 anos, foi reeleito vice-prefeito de Curitiba, é atual secretário estadual das Cidades e nome forte na sucessão do prefeito Rafael Greca (PSD).
Mais médicos
A Justiça Federal autorizou a recontratação de médicos cubanos que atuaram no programa Mais Médicos. A decisão do desembargador Carlos Augusto Pires Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, atendeu ao pedido de reintegração dos profissionais feito pela associação que representa 1,7 mil intercambistas cubanos que ficaram no Brasil.
Talento Universitário
Estão abertas as inscrições para o 3º Prêmio Capes Talento Universitário, que vai entregar R$ 5 mil a mil estudantes que alcançarem a maior pontuação em uma prova de conhecimentos gerais. Podem concorrer alunos de graduação que fizeram o Enem em 2021 e ingressaram no ensino superior em 2022.
Cadastur
Entre 2019 e 2021, aumentou 27,5% de empresas registradas no cadastro de prestadores de serviços turísticos no Paraná, de 6 mil para 8 mil empresas registradas no setor. De acordo com dados consolidados do IBGE, o turismo cresceu 33,8% no estado entre janeiro e setembro de 2022. No carnaval deste ano, primeiro feriado prolongado do ano, a expectativa é de que os paranaenses apostem nas aventuras da região litorânea do estado.
Posse
A posse dos 54 deputados estaduais eleitos nas eleições gerais de outubro acontece nesta quarta-feira (1º de fevereiro) às 14 horas. Dos 54 deputados eleitos, 30 renovaram os mandatos, três tiveram upgrade político para a Câmara Federal, em Brasília. O índice de renovação da Assembleia Legislativa foi de 44,5%.
Chapa única
Na Assembleia Legislativa, a chapa para direção será única: presidente – Ademar Traiano (PSD); primeiro-vice – Marcel Micheleto (PL); segundo-vice – Ney Leprevost (União Brasil); terceiro-vice – Cristina Silvestre (PSDB); primeiro secretário – Alexandre Curi (PSD); segunda secretária -Marica Victória (PP); terceiro secretário – Goura (PDT), e quarta secretária – Cantora Mara Lima (Republicanos). O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) deverá ser eleito presidente da Comissão de Constituição e Justiça, a principal da Casa.
Posse II
Na quarta-feira, também serão empossados em Brasília, os 30 deputados federais e o senador eleito Sérgio Moro (União Brasil).Neste dia também serão eleitas as novas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e Senado Federal. O deputado Arthur Lira (PP-AL) e o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), atuais presidentes, são favoritos à reeleição.
BR-277
Com o trecho do Show Rural finalizado, as obras de duplicação da BR-277 em Cascavel avançaram bastante. Segundo medição mais recente do DER, 63% dos trabalhos já foram concluídos. O projeto abrange a duplicação das pistas entre o posto da PRF e a Nova Ferroeste, em uma extensão de 5,81 quilômetros. A prioridade das obras, inicialmente, foi finalizar a execução em frente ao Parque Tecnológico da Coopavel, local onde acontece o Show Rural, um dos maiores eventos do setor do agronegócio brasileiro, que neste ano será de 6 a 10 de fevereiro.
- Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez