Palavra Livre
Elias e Wellington
O secretário Elias Sousa Oliveira (Assistência Social) conversou em Brasília com o ministro Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) sobre a reconstrução do Sistema Único de Assistência Social (Suas) no País Presidente do Colegiado Nacional dos Gestores Municipais de Assistência Social, Oliveira Elias Oliveira apresentou o panorama dos municípios nos últimos quatro anos. “O que estamos fazendo é um processo de construir coletivamente, de respeitar as instâncias de controle social e de pactuação, de respeitar municípios e estados. Iniciar a gestão com essa conversa nos dá a perspectiva de um futuro positivo”, disse.
Nova CCJ
O presidente da CCJ, Ney Patrício (PSD), reuniu os técnicos da comissão para ampliar a participação popular no debate dos projetos do colegiado. “Vamos promover um amplo debate com a assessoria jurídica, governo municipal e os vereadores sobre cada matéria que chegar na comissão. A prioridade, neste primeiro momento, é dar celeridade à tramitação das propostas do Legislativo”, afirmou. Também fazem parte do colegiado, a vereadora Yasmim Hachem (MDB), vice-presidente; e Adnan El Sayed (PSD). A comissão também aprovou o calendário anual de reuniões, que devem acontecer todas as segundas-feiras, sempre às 9h.
Recomposição
Uma das resoluções urgentes está na recomposição orçamentária e financiamento federal das políticas assistenciais nos municípios, que atualmente arcam com 90% das despesas. “O direcionamento do presidente Lula é que a gente dê as mãos aos municípios, às entidades e aos profissionais que estão na Rede Suas. Assim, garantir a pactuação para ter as condições dentro da realidade de orçamento, de cofinanciamento e assegurar as condições de dignidade ao que mais precisam”, afirmou o ministro Wellington Dias.
Água
O vertedouro da usina de Itaipu deve permanecer aberto até pelo menos o final deste mês de janeiro. As comportas foram abertas no último dia 14, com previsão inicial de duração de 10 dias, e o vertimento deve continuar até o final do mês. Na quarta-feira (18), foram abertas as comportas do vertedouro da usina de Porto Primavera, em Rosana (SP), instalada no Rio Paraná, a montante (acima) de Itaipu. A recuperação dos principais reservatórios brasileiros ocorre após um período de forte escassez hídrica, nos anos de 2021 e 2022.
Horário ampliado
A visita turística ao Parque Nacional do Iguaçu seguirá com o horário ampliado até o final do mês, dia 31 de janeiro, das 8h às 16h. O parque é aberto para visitação todos os dias.
Lula na Liderança
O deputado Zeca Dirceu (PT) confirmou o convite ao presidente Lula (PT) e outros ex-líderes do partido para a reinauguração do gabinete da liderança petista na Câmara dos Deputados, que será realizada no próximo dia 30, às 16h. O espaço foi depredado por golpistas que invadiram o Congresso Nacional em 8 de janeiro, em ataques que são investigados pela Polícia Federal e pelo STF.
Detonando
O ex-senador Roberto Requião (PT) continua detonando nas redes sociais. “Lula enxugue os choros dos olhos dos petistas do Paraná, horrorizados diante das declarações do seu ministro dos transportes (Renan Filho). O roubo é bom e vai ficar como está”, disse em vídeo postado no Instagram. (foto 6)
Meu herói
O senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), aniversariante nesta sexta-feira (20), resolveu demonstrar toda sua amizade ao senador Alvaro Dias (Podemos-PR) tatuando-o nas costas. “Eu quero fazer a minha homenagem, que eu prometi fazer na tribuna do Senado. Eu tenho palavra. Quero apresentar o meu jeito de agradecer a esse homem público que o Brasil inteiro respeita e admira. Eu só aprendi com ele a vida inteira. Viramos amigos, então, Deus me deu esse presente”, disse Kajuru no vídeo que publicou nas redes sociais.
Não é bem assim
“O que a RPC não falou sobre o pedágio do Paraná: O compromisso é com a menor tarifa e não com o tempo para o leilão; vamos avaliar estudo de demanda das rodovias e praças de pedágio; faremos nova consulta à sociedade e o Dnit fará manutenção emergencial das rodovias. O Governo Federal não fechou acordo com o Estado” – da deputada Gleisi Hoffmann (PR), presidente do PT nacional.
Derrubada
Gleisi adianta que o Congresso Nacional vai trabalhar a partir de 1º de fevereiro para derrubar vetos de Bolsonaro à Lei do Estado Democrático de Direito, que poderia ajudar a enquadrar os golpistas. “Genocida poupou militares, políticos e propagadores de fake news que atentam contra a democracia. Nada de trégua e anistia!”, disse.
MST 39 anos
O deputado Zeca Dirceu cumprimentou o MST pelos 39 anos de lutas pela terra, reforma agrária e transformação social. “Fico feliz que o movimento foi fundado no Paraná, no ano de 1984, durante o I Encontro Nacional, realizado em Cascavel. O MST desenvolve um grande trabalho social em nosso país, exemplo de dedicação e ação”.
Porto seco
A Receita Federal do Brasil lançou o edital provisório para a construção e operação da nova estação aduaneira em Foz do Iguaçu. O investimento previsto é de R$ 300 milhões, e a área deverá ter, inicialmente, 277 mil metros quadrados, espaço 60% maior em relação à atual estrutura.
Áreas de risco
O Brasil tem 3,9 milhões de pessoas que vivem em 13.297 áreas de risco. Dessas, quatro mil localidades são classificadas como de “risco muito alto”, de deslizamentos e inundações, por exemplo. Já o número de áreas classificadas como de “risco alto” é de 9.291. Os dados podem ser visualizados no painel do Serviço Geológico do Brasil, vinculado ao Ministério de Minas e Energia. Os estados mais impactados são Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo.
Jantar
Na próxima sexta-feira (27), Arthur Lira (PP-AL), presidente da Câmara dos Deputados, recebe a bancada do Paraná em Brasília para um jantar. Prato do dia: a reeleição para o comando da Casa.
EaD Senar
Atenta à tendência crescente de cursos via internet, o Senar disponibiliza um catálogo com mais de 250 títulos de cursos na modalidade da educação a distância (EaD). Isso permite à família do campo paranaense se capacitar em diversas áreas do conhecimento sem sair da propriedade rural. Produtores e produtoras rurais do Paraná também podem acessar 118 títulos de cursos à distância de forma gratuita e com emissão de certificado. O acesso ao catálogo de cursos da categoria EaD continua pelo site da Faep no menu “Cursos SENAR-PR” e “Educação a Distância”.
Sem mandato
O maringaense Ricardo Barros (PP), reeleito deputado federal mas que abriu mão do mandato para assumir a Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços do Paraná, é um dos 25 parlamentares que se licenciarão logo após a posse, que acontecerá em 1º fevereiro. A Câmara dos Deputados e o Senado terão ao menos 25 congressistas eleitos que se licenciarão do mandato logo depois para assumir cargos nos Executivos federal e estaduais.
Agronegócio
O Paraná segue como um dos estados brasileiros com resultados mais expressivos no agronegócio. O setor agropecuário responde por cerca de 35% do PIB do Estado e detém uma fatia em torno de 80% da balança comercial paranaense.
Exportação
Dados do Sindicato da Indústria de Carnes e Derivados do Paraná mostram que, em 2022, o Paraná foi o 10º estado que mais exportou carne bovina no Brasil. Foram quase 16 mil toneladas. Diante de bons números de 2022, a expectativa é boa e os trabalhos são direcionados para conquistar novos mercados. Em especial, China e Indonésia.
Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez