Palavra Livre

Hospital-ensino

Na entrevista ao programa Contraponto, da Rádio Cultura, o prefeito Chico Brasileiro (PSD) adiantou alguns pontos da pauta que conversou com a deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e com o deputado Zeca Dirceu (PT) em Brasília. A sustentabilidade do Hospital Municipal Padre Germano Lauck é uma das demandas que o prefeito espera ver resolvida no governo federal.  A principal proposta é transformá-lo em um hospital-ensino, com apoio do MEC e do Ministério da Saúde, para atender os cursos da Unila e Unioeste.

 

Merenda

Chico Brasileiro espera ainda a volta dos repasses, que foram contingenciados, aos projetos e programas da assistência social e da educação e citou como exemplo, os R$ 0,36 que a prefeitura recebe por aluno no programa de merenda escolar.

 

Saúde

O prefeito destacou ainda o aumento na tabela dos serviços prestados ao SUS, defasados nos últimos anos em programas fundamentais como a saúde da família.

 

Centro-cívico

A construção de um novo centro cívico, com os prédios da prefeitura e câmara municipal, também fez parte da pauta de Chico Brasileiro que também considera a questão como urgente.

 

Mercadão Municipal

Perguntado sobre o Mercado Público, o prefeito adiantou que espera a troca de comando da Itaipu Binacional para definir uma modelagem de concessão e tipo de atividade de uso. Espero que essa definição se resolva em três meses e que o mercadão possa ser entregue no aniversário de Foz do Iguaçu, em 10 de junho.

 

Restaurante popular

Chico Brasileiro teve audiência com os secretários Norberto Ortigara (Agricultura e Abastecimento) e com Rogério Carboni (Desenvolvimento Social e Família, Justiça e Cidadania). Ortigara, segundo o prefeito, garantiu a construção de um restaurante popular em Foz do Iguaçu e a pavimentação das estradas da Vila Bananal.

 

Pregão

A nova licitação do transporte coletivo, será através de pregão eletrônico no dia 24, com duração máxima de cinco anos. No período, Foz pretende concluir o estudo de transporte urbano ambientalmente sustentável com o apoio da Itaipu Binacional e os governos estadual e federal.

 

ICMS ECológico

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) pretende ampliar a participação de Foz do Iguaçu com o ICMS Ecológico com o cadastro de todas as áreas verdes, públicas e privadas, na cidade. O cadastro será entregue à Secretaria Estadual da Fazenda.

 

Feriados

O Diário Oficial trouxe na sua última edição a relação dos 22 feriados, nacionais e municipais, de 2023. O carnaval será o primeiro grande feriadão de 20 a 22 de fevereiro. A Fundação Cultural já organiza o Carnalfalls e a Farta deste ano promete.

 

Martelo a bater

A definição do DGB da Itaipu Binacional estava para ser definida ontem no final da tarde durante reunião do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia) e o presidente Lula. Até o fechamento desta coluna nenhuma fumaça branca partiu do Palácio do Planalto.

 

Favorito

O deputado federal Enio Verri (PT) continua favorito para assumir a binacional. Já foi convencido da renúncia do mandato. A Itaipu ficará ainda sob a área de influência da deputada Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, e do deputado Zeca Dirceu (PT).  Os eleitos mais votados no petismo em Foz do Iguaçu.

 

Esquece

O governador Ratinho Junior (PSD) não terá nenhuma influência na composição dos cargos de direção da binacional e na indicação do uso dos recursos que podem chegar a R$ 5 bilhões em 2023.

Titubeio

A imprensa estadual afirma que Ratinho Junior titubeou em participar da reunião com o presidente Lula (PT) na segunda-feira, 9, no Palácio do Planalto. O PT também torce o nariz para o perfil conservador do secretariado do segundo mandato do governo composto por bolsonarismo raiz.

 

Energia solar

Segundo mapeamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o Paraná possui 1,6 gigawatts (GW) de energia solar em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos. A potência instalada no Paraná coloca o estado na quarta posição do ranking nacional.

 

Carros elétricos

A multinacional chinesa BYD pretende instalar uma nova fábrica de veículos elétricos no Brasil e o Paraná está cotado para sediar uma unidade de produção de controladores e motores para essa frota. Representantes da empresa fizeram uma primeira visita ao estado e demonstraram interesse em uma planta em Campo Largo, onde ficava a indústria Sttelantis, que fabricava motores para a Fiat.

 

CPF único

O presidente Lula (PT) sancionou, com vetos, a lei nº 14.534/23, que estabelece o número do CPF como único número do registro geral em todo o país, de forma a ser usado para identificar o cidadão nos bancos de dados dos serviços públicos.

 

Censo

Dados preliminares do censo demográfico do IBGE mostram que cidades do Paraná com menos moradores ficaram ainda menores. A diminuição da população é um problema, porque afeta o orçamento dos municípios.

 

Guartelá

O Governo do Paraná publicou edital de concessão do Parque Estadual do Guartelá em Tibagi. O edital contém as regras de abertura de licitação para contratação e exploração dos serviços de apoio à visitação, ao turismo sustentável, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza.

 

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *