Palavra Livre

Conselheiro do TCE

O governador Ratinho Junior (PSD) encaminhou mensagem à Assembleia Legislativa indicando o secretário Augustinho Zucchi (Desenvolvimento Urbano e Obras), ex-prefeito de Pato Branco, para o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado. O presidente do legislativo, Ademar Traiano (PSD), já definiu a comissão especial que vai sabatinar Zucchi e pretende votar a indicação na próxima semana.

Barreado

O barreado, prato típico do litoral do Paraná, obteve o selo de Indicação Geográfica pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial. É o centésimo registro do gênero. Há duas décadas, o primeiro foi concedido para os produtos do Vale dos Vinhedos (RS). Na Europa, esse tipo de selo é comum para garantir os padrões de qualidade de produtos como a champagne, o cognac, o queijo roquefort, o vinho do Porto, o presunto Parma, entre outros de origem controlada.

Chipa e reviro

Já passou da hora da chipa, reviro, sopa paraguaia, bori-bori e a mandioca serem escolhidos com selo IG do Inpi como pratos e produtos típicos da tríplice fronteira.

Cidades sustentáveis

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) institui a Comissão Municipal para o desenvolvimento do Programa Cidades Sustentáveis, indicadores, metas e boas práticas. A comissão será responsável pelo acompanhamento e cumprimento das metas e dos objetivos da agenda 2030 – ODS, no desenvolvimento do diagnóstico e do plano de metas, do mapa da desigualdade, do planejamento urbano e instituição do banco de boas práticas, alinhados ao plano de governo e demais planos setoriais.

Data center

A prefeitura republicou o edital de licitação para contratação de empresa de tecnologia da informação para solução de data center. A abertura será no próximo dia 16.

Convênio

A vereadora Anice Gazzoui (PL) propôs projeto que amplia o escopo do convênio entre Foz do Iguaçu e a cidade paraguaia de Presidente Franco, para que garantir a possibilidade de estágios de estudantes de medicina no Hospital Municipal Padre Germano Lauck.

Cidades irmãs

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) enviou projeto de lei à Câmara Municipal tornando Foz do Iguaçu cidade-irmão de Petra, na Jordânia.

Novos cargos

Outro projeto de lei do prefeito cria os cargos de merendeira escolar e motorista de transporte escolar no quadro próprio dos servidores da prefeitura.

Mulher na Saúde

O presidente eleito Lula pretende nomear uma mulher para chefiar o Ministério da Saúde. Segundo aliados do presidente eleito, ao menos cinco nomes estão “no radar” dele para o cargo: Linamara Rizzo Battistella, médica e professora da USP; Lúcia Souto, médica e ex-deputada estadual do Rio de Janeiro; Ludhmilla Hajjar, médica cardiologista; Margareth Dalcolmo, médica pneumologista; Nísia Trindade, socióloga e atual presidente da Fiocruz.

Cassino

Um tema que assanha a cidade: a legalização do jogo – foi citado na conversa por um dos representantes desse GT do turismo com o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), coordenador da transição, que recebeu um relatório sobre a importância da atividade no país.

Campanha

Alckmin afirmou que o novo governo deverá iniciar uma campanha de vacinação a partir da primeira semana de janeiro. A equipe de transição avalia a adoção de medidas como solicitar a carteirinha de vacinação para matricular crianças em escolas e a retomada da exigência da vacinação como pré-requisito de programas sociais.

Nunca fui

Em entrevista à CNN, o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirmou que nunca foi “bolsonarista raiz” e que não vai entrar em “guerra cultural”. “Eu nunca fui bolsonarista raiz. Comungo das ideias econômicas do governo Bolsonaro. A valorização da livre iniciativa, os estímulos ao empreendedorismo, a busca do capital privado, a visão liberal. Sou cristão, contra aborto, contra liberação de drogas, mas não vou entrar em guerra ideológica e cultural”.

No TCU

O TCU vai julgar nesta semana o senador eleito Sergio Moro (União Brasil). Moro recebeu pagamentos como colunista de um veículo de comunicação durante a quarentena prevista em lei para autoridades que integraram o primeiro escalão do governo. Na sessão de quarta-feira, 7, o TCU vai julgar a legalidade dos pagamentos.

Anulada

A segunda turma do STF anulou a condenação de André Vargas, ex-vice-presidente da Câmara dos Deputados, que foi condenado a pedido de Sergio Moro. Os ministros Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes e Kassio Nunes Marques votaram pela incompetência da 13ª Vara Federal de Curitiba para julgar o ex-parlamentar porque a denúncia não tem relação com fatos relacionados à Petrobras investigados pela Operação Lava Jato. (foto 9)

Ponte de Guaratuba

O governador Ratinho Junior assinou nesta semana o contrato para a construção da Ponte de Guaratuba. O próximo passo é a emissão da Ordem de Serviço e, a partir de então, o Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação, terá 32 meses para concluir o projeto orçado em R$ 386,9 milhões.

Show rural

A Coopavel escolheu o dia 15 deste mês de  dezembro, data em que comemora 52 anos, para fazer o lançamento oficial do Show Rural 2023.

Fusões

O endurecimento das regras eleitorais no pleito deste ano impulsionou três novas fusões partidárias desde o fim da disputa, reduzindo para 20 o número de partidos que terão representação no Congresso Nacional a partir de 2023. Ao todo, 23 partidos elegeram ao menos um deputado federal nesta eleição, número que já representava uma redução da fragmentação partidária comparado a 2018, quando 30 partidos tinham representação no Congresso.

Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino e Maria Tereza Vasquez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *