Palavra Livre

 

Paraná no Ministério

O presidente Lula (PT) demitiu a ministra Cida Gonçalves (Mulheres). A assistente social paranaense Márcia Lopes, ex-ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome no governo Dilma Rousseff, aceitou o convite e deve assumir o cargo nesta semana. A troca marca a quinta alteração na Esplanada dos Ministérios desde o início do ano.

 

Oscar do Turismo

As Cataratas do Iguaçu foram indicadas ao “Oscar do Turismo 2025”, o World Travel Awards. É a terceira vez que o atrativo concorre na categoria de principal destino turístico da América do Sul. A premiação será em setembro, na Colômbia. A gestão do parque comemora os resultados do turismo. Foz recebeu 426 mil visitantes no 1º trimestre.

 

Pump Track

A prefeitura de Foz do Iguaçu inaugurará uma pista de pump track na Vila A. A estrutura visa incentivar o uso de bicicletas e atividades esportivas entre jovens. A obra é realizada com recursos de compensação ambiental da Itaipu Binacional. A pista terá cerca de 220 metros de extensão. A entrega está prevista para o mês de maio, com programação esportiva e cultural.

 

Oscar Verde

A cientista brasileira Patrícia Medici recebeu o “Oscar Verde” por seu trabalho com onças-pintadas e ararinhas-azuis no Paraná. O prêmio internacional reconhece iniciativas de conservação ambiental. Patrícia atua há mais de 20 anos no bioma da Mata Atlântica. O projeto é apoiado por universidades e ONGs internacionais. A cerimônia foi em Londres.

 

Novo ginásio

O deputado Vermelho (PP) acompanhou as obras do novo ginásio de esportes no bairro Cidade Nova, em Foz do Iguaçu. O projeto é executado com recursos federais e contrapartida municipal. A estrutura terá quadra coberta, arquibancadas e vestiários. A previsão de conclusão é até o fim do ano. O ginásio atenderá escolas e eventos comunitários da região.

 

Plano de Acolhimento

A prefeitura de Foz do Iguaçu lançou o Plano de Acolhimento para o Inverno 2025. A ação prevê ampliação de vagas em abrigos e distribuição de cobertores e roupas. Também haverá atendimento itinerante a pessoas em situação de rua. O plano é coordenado pela Secretaria de Assistência Social. A previsão é de que o atendimento se intensifique a partir de maio.

 

Visitação

O Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu, recebeu mais de 40 mil visitantes em abril. O atrativo é um dos principais pontos turísticos da cidade. A visitação foi impulsionada pelo feriado e por ações promocionais. A gestão é feita em parceria com a iniciativa privada. Em 2025, a expectativa é superar os 500 mil visitantes.

 

Turismo Paraná

O Paraná recebeu 426 mil turistas no primeiro trimestre de 2025, segundo dados oficiais. O número representa crescimento em relação ao mesmo período de 2024. As Cataratas do Iguaçu e o turismo rural lideram as preferências. O governo estadual comemora o resultado. Campanhas promocionais devem continuar no segundo semestre.

 

Délia na Cultura

O prefeito Joaquim Silva e Luna (PL) fez a terceira mudança na diretoria de cultura da Fundação Cultural em quatro meses. Fabrício Inês Baptista deixou o cargo e Silva e Luna nomeou Délia Gonçalves, a partir desta sexta-feira, 2.

 

Stela na Itaipu

A jornalista Stela Guimarães de Moraes é a nova superintendente de Comunicação Social da Itaipu Binacional. Stela, servidora da binacional, foi nomeada no lugar da jornalista Ana Paula Hedler.

 

Documentário

O cineasta Martin Scorsese anunciou um documentário com conversas com o Papa Francisco. A produção será lançada em 2025 e incluirá temas como fé, paz e justiça social. O projeto é uma parceria com o Vaticano e universidades católicas. As filmagens já estão em andamento. Scorsese afirmou que o papa é “uma das vozes morais do nosso tempo”.

 

Apoio aos Deportados

O governo federal liberou R$ 1,4 milhão para ações de apoio a brasileiros deportados. Os recursos serão para atendimento humanitário em cidades da fronteira. A medida consta de MP aprovada pelo Congresso. O foco são as repatriações dos EUA. O serviço inclui abrigo, alimentação e transporte.

 

Homenagem ao Picler

O professor Wilson Picler foi homenageado na Assembleia Legislativa no Dia do Trabalhador. O legislativo destacou a trajetória na educação e contribuições como empresário e ex-deputado federal. Picler preside o Grupo Uninter, referência em ensino a distância. Parlamentares e representantes de entidades de trabalhadores foram também homenageados.

 

Selecionados

A Itaipu Binacional anunciou o resultado do edital “Mais que Energia” para apoio e incentivos às entidades e 232 projetos foram selecionados. As propostas contemplam ações nas áreas de cultura, esporte, meio ambiente e inclusão. O investimento total será de R$ 143 milhões, com contrapartidas das entidades proponentes. O edital cobre 399 municípios do Paraná e 35 do Mato Grosso do Sul. A execução dos projetos começa neste mês.

 

Centro de Convenções

O Estado vai desapropriar o Centro de Convenções de Foz do Iguaçu. O conselho de acionistas aprovou a desapropriação do equipamento. A medida, formalizada através da declaração de utilidade pública do imóvel, objetiva a destinação dos recursos para obras de infraestrutura e para o turismo local.

 

Congresso Moveleiro

Nos dias 1º e 2 de outubro, a Fiep em Curitiba sediará o 12º Congresso Nacional Moveleiro. O encontro propõe a integração de diferentes elos da cadeia produtiva moveleira em uma agenda voltada à ampliação de mercados, à troca de experiências e ao fortalecimento institucional do setor. “Queremos criar conexões que realmente gerem valor, promovendo o encontro entre inovação, design, tecnologia e negócios”, disse Irineu Munhoz, coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep e presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário.

 

  • Zé Beto Maciel, Maria Tereza Vasquez, Gustavo de Aquino e Mirella Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *