Palavra Livre

Solamente dois

Está causando espécie entre os vereadores da base do prefeito Silva e Luna (PL) a informação de que somente Bosco Foz (PL) e Ranieri Marchioro (Republicanos) são os mais preferidos para serem atendidos nos gabinetes dos secretários. A informação não deve proceder mas virou um rastilho de pólvora. Bosco e Marchioro são classificados como os únicos da extrema-direita de Foz do Iguaçu.

 

Não é do Chico?

Tem gente no próprio PSD que diz que de 90% a 100% das ações apresentadas em vídeo institucional sobre os 100 dias do governo Silva e Luna (PL) são do governo do ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD). O observatório social está sendo convocado para metrificar as ações.

 

TCE não é técnico

Repercutiu no centro cívico de Curitiba a afirmação do vereador Ranieri Marchioro (Republicanos) de que o TCE não é um órgão técnico para analisar as contas dos prefeitos do Paraná. As contas eleitorais de Marchioro foram aprovadas com ressalvas no TRE e obteve a nota 2,62 e as contas do ex-prefeito Chico Brasileiro (PSD) também foram aprovadas com ressalvas, só que a nota de 0,42.  Os bastidores no legislativo avaliam que deve se dar o mesmo peso e a mesma medida sobre as duas contas, apesar de uma coisa não ter nada a ver com a outra.

 

Mais areia

O ex-prefeito Paulo Mac Donald Ghisi (PP) continua a investir na tríplice fronteira. Nesta foto, acompanha a extração de areia em Hernandarias (Paraguai) pelo barco Don Valter. Pelo jeito, a sociedade entre brasileiros e paraguaios estão a todo vapor.

 

Empreendedoras

A Secretaria Municipal da Mulher e a Cooperativa Sicoob iniciam hoje o projeto “+Mulheres Empreendedoras” de promoção da educação financeira, empoderamento e incentivo para que mais mulheres tenham os seus próprios negócios. Fazem parte do projeto as participantes da Trilha da Mulher e dos Clubes de Mães. Os encontros serão das 14h às 17h30, no Auditório da Fundação Cultural, nos dias 23 e 30 de abril e 7 e 14 de maio.

 

Conferência

De hoje até sexta-feira (25), a prefeitura de Foz do Iguaçu realiza a 6ª Conferência Nacional das Cidades no auditório da UDC. Nos três dias de programação, o público poderá participar de debates, painéis temáticos e grupos de trabalho. As propostas aprovadas na conferência vão compor as diretrizes locais de desenvolvimento urbano e serão levadas à etapa estadual.

 

Patrocínio

O prefeito Silva e Luna (PL) sancionou o projeto de lei que autoriza o Município a pagar as despesas da participação em modalidades esportivas às federações, confederações e municípios demandantes dos Jogos Oficiais do Governo do Paraná e demais competições esportivas e campeonatos. Para isso reservou R$ 500 mil no orçamento da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Juventude e Melhor Idade.

 

Pessoa com Deficiência

O prefeito também criou o Comitê Interinstitucional de elaboração, implementação e acompanhamento do Plano Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Município de Foz do Iguaçu. Ele é composto pelos conselhos municipais, secretarias, órgãos estaduais e federais, universidades e OAB.

 

Tabela própria

Uma comissão especial foi constituída para avaliar proposta de readequação de tabela própria para os profissionais do magistério. Dela fazem parte as servidoras: Márcia Regina Marquetto Maurício, Valéria Cristina Rodrigues, Cristina Takae Yamaguti Ogura, Laura Alice Gonzalez Irala e Maria Alice Fernandes Fank Comitre. A comissão terá 30 dias para fazer seu relatório e submetê-lo à análise da Secretaria da Administração e Recursos Humanos.

 

Ze Gotinha

A prefeitura fará licitação para compra da fantasia do personagem Zé Gotinha e materiais diversos (potes, suporte para caixa perfurocortante, organizador de gavetas e display porta folha) destinados ao uso nas campanhas de vacinação e manutenção das salas de vacina. Abertura e avaliação das propostas serão no dia 20 de maio.

 

Tombamento

A Fundação Cultural abriu processo de tombamento do Mural de Mosaicos da Praça da Paz. Já foram tombados como patrimônio histórico o prédio do Colégio Bartolomeu Mitre e do antigo Fórum e o trecho arborizado, como patrimônio cultural, da Avenida Pedro Basso.

 

Maria da Penha

A vereadora Valentina Rocha (PT) apresentou duas proposições ao prefeito Silva e Luna (PL): uma pedindo ampliação do horário da Patrulha Maria da Penha para atuar 24 horas e outra pedindo dados do Centro de Referência e Atendimento à Mulher Vítima de Violência. “Queremos entender como funciona a estrutura que temos hoje, qual perfil dessas mulheres e tipo de violência para que possamos intervir com projetos mais eficazes”, disse.

 

Audiência Pública

Será hoje, a partir das 9h na Câmara Municipal, a audiência proposta pelo vereador Bosco Foz (PL) para discutir a lei das licitações. “O primeiro município do país a ter uma legislação referente a licitações. Foz poderá sair na vanguarda e é isso que propõe a audiência pública que visa discutir essa possibilidade. Que a gente discuta isso de forma a priorizar a economia local, valorizando nossos empresários, prestadores de serviços e nossos produtos, gerando mais emprego e renda”, defendeu o vereador.

 

Reforma

A Unioeste finalizou a reforma de estruturas do campus de Foz do Iguaçu, danificadas por um vendaval em outubro de 2021. Trata-se dos blocos de salas de aula B, D e E, do prédio administrativo e das passarelas que interligam os blocos, que foram as edificações mais afetadas pela intempérie. Um convênio com a Itaipu Binacional de R$ 1,3 milhão permitiu as melhorias nos blocos das salas de aula e administrativo.

 

Gestor Público

Na quarta-feira, a Assembleia Legislativa recebe o lançamento da 13ª edição do Prêmio Gestor Público do Paraná, premiação organizada pelo Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná.  Com o tema “Acessibilidade e Inclusão: O Espaço Público com Dignidade para Todos os Cidadãos”, o prêmio destaca gestões municipais inovadoras que promovam o desenvolvimento local. Criado em 2013, a ideia do prêmio é incentivar as cidades paranaenses a aprimorarem seus processos de planejamento, execução e controle das ações governamentais.

 

Ciclovia Danificada

Moradores de Foz do Iguaçu improvisam a sinalização para alertar sobre buraco na ciclovia na Avenida Felipe Wandscheer. A falta de manutenção na via coloca em risco pedestres e ciclistas que utilizam o trecho diariamente.

 

  • Zé Beto Maciel, Maria Tereza Vasquez, Gustavo de Aquino e Mirella Ferreira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *