Palavra Livre

Impugnados

A Justiça Eleitoral impugnou os registros das candidaturas da prefeita eleita de Antonina, Rozane Osaki (PSD), e do prefeito reeleito de Morretes, Junior Brindarolli (PSD). Em ação de pedido de impugnação, Rozane Osaki e Brindarolli são acusados de se beneficiar eleitoralmente da implantação da tarifa zero no transporte urbano às vésperas nas duas cidades do litoral paranaense. Cabe recurso ao TRE-PR.

 

Abstenção

A abstenção no segundo turno das eleições municipais ficou próxima ao registrado durante a pandemia de covid. A Justiça Eleitoral registrou a ausência de 29,26% do eleitorado. O percentual equivale a 9,9 milhões de eleitores que não compareceram às urnas. O número de ausentes foi consolidado pelo TSE. Em 2020, durante a pandemia, a abstenção no segundo turno foi de 29,53%. Nas eleições presidenciais de 2022, a abstenção no segundo turno foi de 20,57%.

 

PIB NP

O impacto da inovação no desenvolvimento do Norte Pioneiro pode ser mensurado de forma concreta. Estudo de pesquisadores da Uenp mostra que desde a criação do Sistema Regional de Inovação  em 2016, a região experimentou um crescimento significativo. O PIB per capita das cinco cidades que fazem parte da iniciativa aumentou, em média, 23,17%, entre 2011 e 2022, em comparação com os demais municípios da mesorregião (são 46 ao todo).

 

Médicos

O Conselho Federal de Medicina aponta que o Brasil dispõe hoje de 575.930 médicos. Já no Paraná, são 37.144 médicos – 96% maior do que 13 anos atrás (2011). Com isso, o Estado dispõe de 3,20 médicos para cada grupo de mil habitantes – 15.902 atuando em Curitiba e 21.242 no interior. São 19.740 profissionais homens e 17.404 mulheres. Com os dados, o CFM argumenta contra a autorização de mais cursos de medicina pelo MEC.

 

Orçamento e eleição

Os deputados Luiz Cláudio Romanelli (PSD), Evandro Araújo (PSD), Alexandre Teixeira (PSD) e Hussein Bakri (PSD) conversaram nesta terça-feira, 29, sobre a votação do orçamento de 2025 estimado em R$ 78,7 bilhões. Romanelli é presidente da Comissão do Orçamento; Evandro Araújo, relator da proposta orçamentária; Bakri, líder do Governo; e Alexandre Curi, presidente eleito do legislativo. “Um encontro produtivo em que também pudemos conversar sobre as eleições municipais e o excelente desempenho do PSD”, disse Romanelli.

 

FBE

A Federação Brasil e Esperança (PT, PCdoB e PV) se reuniu com as vereadoras eleita e reeleita Valentina (PT) e Yasmin Hachem (PV), avaliou o resultado das eleições e definiu algumas pautas de atuação parlamentar a partir de janeiro de 2025. Na avaliação, a FBE ficou próxima de eleger mais duas cadeiras no legislativo com a expressiva votação de Luiz Henrique (PT), Professora Luciana Moreira (PT), Ian Vargas (PT) e Mazé Saad (PCdoB). Das seis maiores votações, podem sair os candidatos à Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa em 2026.

 

Para deputado

O vice-prefeito eleito Ricardo Nascimento (PSD) já adiantou que não pretende ocupar qualquer cargo no governo Silva e Luna (PL), prefere voltar a comandar o programa Primeiro Impacto na Rede Massa e, provavelmente, disputar a Assembleia Legislativa em 2026.

 

Fazendo contas

O deputado Matheus Vermelho (PP) faz as contas. Trabalhou na eleição de prefeitos de 11 cidades, além de mais de 20 vereadores, o que vai permitir ampliar os 29.484 votos de 2022. Vermelho fez 10.884 votos em Foz do Iguaçu. Quer repetir essa votação e ampliar os 18.600 votos conquistados fora de Foz.

 

Coppola

O Governo do Paraná concede hoje a Ordem do Pinheiro ao cineasta Francis Ford Coppola. Ele está divulgando no Brasil seu novo filme “Megalópolis” e já disse que Curitiba serviu de inspiração para a criação do cenário da obra. Coppola passou pela cidade há alguns anos em uma visita que durou três semanas e teve um encontro marcante com o arquiteto Jaime Lerner que ajudou a formatar o protagonista do filme.

 

Fábrica

Representantes do Ministério da Saúde, Fiocruz e Secretaria Estadual da Saúde destacaram em Curitiba os dez anos da implantação do Método Wolbachia e a construção da fábrica de mosquito que vai atender mais de 70 milhões de brasileiros nos próximos anos. São 11 cidades que adotam o método com as fábricas instaladas em Londrina e Foz do Iguaçu.

 

Suspensão

O Tribunal de Justiça suspendeu a licitação de R$ 943 milhões para a instalação de centrais de atendimento de serviços oferecidos pelo poder público estadual. A decisão é do desembargador Rogério Etzel. A ação contra a  licitação foi movida por uma empresa que afirma haver cláusulas que restringem a concorrência. Ou seja: o Estado teria desenhado a licitação de um modo desnecessariamente exigente, o que permitiria a vitória apenas de um pequeno grupo de empresas. O governo do Estado informou que não há irregularidades e que o edital foi revisado pela Fipe. Um recurso já teria sido apresentado ao TJ. As informações são do UOL.

 

Ao Senado

A RIC Notícias registra que, segundo o prefeito eleito de Londrina, Tiago Amaral (PSD), o governador Ratinho Júnior (PSD) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pretendem lançar a candidatura do deputado Filipe Barros (PL) ao Senado em 2026. “Não tenho medo de dizer que fiz um esforço para a aliança com o ex-presidente Jair Bolsonaro. Lá em 2022 entendemos a importância de unir a maior figura do estado, o governador Ratinho Junior, com o líder do conservadorismo, o Bolsonaro. O primeiro passo era minha eleição de prefeito e o próximo é eleger o Filipe Barros (PL) para senador”, disse.

 

Tâmo fora

Após de 70 ações – 22 em Cascavel,  18 em Curitiba e três em Toledo -, a Voepass encerrou as operações no Paraná. Esta é mais uma medida tomada como resultado do acidente com o voo que partiu de Cascavel e caiu em Vinhedo (SP), no dia 9 de agosto, matando todos os 62 ocupantes. O enxugamento da malha aérea da empresa iniciou ainda em agosto, com a desativação da linha Cascavel-Guarulhos, à época anunciada como apenas temporária, e o último voo desativado foi o que ia de Maringá a São Paulo.

 

Visitação

O Paraná registrou aumento de 24% de turistas estrangeiros entre janeiro e setembro de 2024. Foram 675.108 visitantes. No mesmo período do ano passado, foram 544.843. O estado é o quarto principal portão de entrada das chegadas internacionais no Brasil. Os dados são do Ministério do Turismo e da Polícia Federal.  Do total, 34,2% dos turistas estrangeiros vieram do Paraguai. Na sequência estão a Argentina (31,2%), Uruguai (5,4%),  Chile (3,9%) e EUA (3,8%).

 

Aqui, não

Quem aguarda ser abrigado na Itaipu Binacional após as eleições municipais de 2024, pode tirar o cavalo da chuva. A relação da binacional com os dirigentes da Federação Brasil Esperança (PT, PCdoB e PV) não é das melhores. E não se trata só de Foz do Iguaçu.

 

Mudança

A prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt (UB) comunicou à Casa Civil a mudança dos representantes da cidade na Assembleia Legislativa. Márcia Huçulak (PSD), Flávia Francischini (UB) e Fábio Oliveira (Podemos) vão substituir Marcelo Rangel (PSD) e Hussein Bakri (PSD). “Eu vou fazer uma visita ao governador para levar as minhas reivindicações. Ele que me aguarde lá, que eu vou. Se ele está com vergonha de ligar para mim, eu não tenho vergonha de ir lá e pedir apoio. Nós elegemos o senhor [Ratinho] e vamos estar juntos, sempre”, disse ao Blog Politicamente.

  • Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *